Pular para o conteúdo principal

Resenha | A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin


As Crônicas de Gelo e Fogo #3
Editora: Leya
Páginas: 884
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2000 com o título de A Storm of Swords

Compre na Amazon: A Tormenta de Espadas - As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. 3

A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?

Resenha de As Crônicas de Gelo e Fogo #1 - A Guerra dos Tronos
Resenha de As Crônicas de Gelo e Fogo #2 - A Fúria dos Reis

Não tenho nem palavras para descrever o quão excelente cada uma dessas 884 páginas são! Esse, com certeza, é meu preferido da série até o momento (e eu já li O Festim dos Corvos rs).

Os problemas no além Norte estão aumentando. Em centenas e milhares de anos não se ouviam três sopros. Um é para irmão retornando. Dois é um aviso de selvagens. E três, bom...três é para os Outros. 

Catelyn traiu os seus e libertou Jaime, sob a promessa de Tyrion que devolveria suas duas filhas e agora tem de conviver com as consequências de seus atos.

Arya está indo para Correrio ao encontro do irmão e da mãe. Bran está treinando para ser um warg. Tyrion tem de conviver com uma nova deformidade. Daenerys está construindo seu exército.

Em síntese, é essa a história do início do livro, porém, até o final muita coisa vai mudar. Eu não consigo decidir qual das linhas de narrativa é a melhor nesse livro. Adorei acompanhar os amores e dissabores de cada um dos personagens. Adorei conhecer personagens novos e conhecer melhor alguns outros que já estavam inclusos na saga.

Por exemplo, Bronn é um personagem extremamente interessante. Ele é leal ao mesmo tempo que é escuso. Tem um senso de humor muito engraçado e tem uma vibe bem dark. Gostaria muito de ler um capítulo escrito sob sua perspectiva, porque não consigo entendê-lo. Ele é intrigante nas suas atitudes.

Creio que Tyrion, de novo, merece algumas palavras. Ele já é anão, feio, deformado e, agora, com uma cicatriz que lhe cruza o rosto e sem nariz, sério, ele teve que desenvolver uma personalidade para "substituir" a beleza que lhe falta. Ele lê, e talvez por isso, tem um entendimento mais aprofundado do ser humano, das diferentes personalidades que existem e não se deixa enganar pelas aparências. Ele sabe que está num ninho de cobras e que talvez não possa confiar nem na própria sombra. É tão injusto que ele tenha ganho a batalha de Porto Real, tentado controlar o Joffrey (que é um caso a parte - nojo dele!) e a Cercei e ainda, comandou com uma certa honra a cidade, tentando manter uma certa ética nas relações, agora está sendo excluído e maltratado pela própria família. Ok, admito, odeio os Lannister, mas o Tyrion tem um lugar no meu coração <3

Outra parte muito interessante do livro é a que se passa com Davos, rei Stannis e a mulher vermelha. Além do maior destaque aos Tyrell - amei a rainha dos espinhos! E o Cão de Caça...

Eu costumo ir fazendo anotações enquanto faço a leitura. Se eu fosse transcrever todos os pensamentos que tive, tudo que me fascinou... bom, acho que ninguém leria a resenha haha

Mas, basicamente, se você já gostou dos primeiros livros, nesse vai se apaixonar, amar, virar fã, entrar no grupo de leitores que faz pressão no George (e chamar o George, de George, porque ele virou meu íntimo já) para escrever mais. As traições, as mortes, a politicagem, o sexo, as relações complexas, as religiões, enfim, todos os elementos que eu já tinha apreciado nos outros dois livros, nesse atingem a perfeição. Quando eu achei que não seria mais surpreendida, fui. Fiquei chocada. Incomodei tanto os meus amigos falando sobre esse livro que, atualmente, alguns começaram a ler a série, outros a acompanhar o seriado. 

Recomendado para qualquer fã de fantasia. Sem medo do tamanho, você não sente as páginas voando. A história chega em um ponto em que você é obrigado a abdicar de comida, banho e qualquer compromisso para continuar a leitura. É, esse livro é MUITO bom.

E você? Já iniciou a leitura dessa saga? Ainda não? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Rezando sempre para que George siga com saúde para terminar de escrever os livros. Não consigo nem imaginar como tudo vai acabar. E que chegue logo Os Ventos do Inverno!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro