Pular para o conteúdo principal

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1
Editora: Fundamento
Páginas: 104
Estrelas
Skoob
Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence

O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".



Eu li essa série há muito tempo atrás, no início da adolescência se bem me recordo. Eu adorei da primeira vez que li e agora segui com a releitura. Continuo achando super divertida.

É um livro destinado ao público infanto-juvenil e é escrito em 3ª pessoa. Sua edição conta com um mapa de Deltora e algumas ilustrações no início de cada capítulo. Além disso, a diagramação é super confortável e as folhas são daquele papel que parece revista (sabe? aquele mais durinho...)

Esse é o primeiro livro de uma série de sete, cada livro é sobre a busca de uma pedra do cinturão de Deltora. Depois, existem duas outras séries que continuam a contagem dela (e que, não me lembro mais sobre o que tratam, mas logo vou reler e conto).

Começamos a história com a morte do rei de Deltora e sua sucessão por Endon, seu herdeiro. Jarred é um menino de baixo nascimento, mas sempre foi muito amigo de Endon, eles estudavam juntos. Quando Endon assume o trono, Jarred acaba descobrindo algumas maquinações para acabar com o reinado do amigo e tenta avisá-lo. Porém, Endon não acredita e Jarred é exilado.

Ambos crescem, casam e tem filhos, quando Jarred é chamado de volta ao castelo. Finalmente Endon acredita no que o amigo lhe disse tantos anos atrás. O cinturão e a cidade de Deltora estão em perigo. O Senhor das Sombras quer dominar a região e consegue. Ele destrói o cinturão e o espalha em sete pontos perigosos do reino.

O rei e a rainha conseguem fugir e se escondem, combinando com Jarred que ele procurará pelos pedaços do cinturão. Algumas coisas acontecem e quem acabará procurando pelas pedras é o filho de Jarred. E aqui a história começa.

Eu gosto bastante dessa série. A primeira vez que a li não via a hora de pegar o próximo livro e ver em que aventuras eu entraria, por isso, fiquei receosa de pegar agora esses livros para releitura porque já não sou mais o público-alvo deles. Achei que talvez fosse achar infantil demais ou simplesmente desinteressante.

Não aconteceu. Eu consegui apreciar a história da mesma forma, afinal, já nem lembrava de como as coisas de desenrolavam. É claro que eu senti falta de maiores explicações, de mais páginas e talvez até de palavras mais difíceis, mas isso não é demérito de "As Florestas do Silêncio", é somente a constatação que eu evolui no nível de leitura.

É uma série de aventura e fantasia, e acredito agradará ao público não-tão-infanto-assim. A ambientalização é bem legal, o ritmo da história é rápido, mas não deixa nada de fora. A aventura vivida nesse livro é bem descrita e lembro que, quando estava lendo pela primeira vez, queria muito estar junto com os personagens nessa busca.

Você já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Oi Rafa!
    Adorei a sua resenha. Confesso que nunca li nada do gênero, mas é muito bom quando a gente se surpreende com uma leitura, não é?
    Beijos!

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.