Pular para o conteúdo principal

Resenha | Uma História do Mundo - David Coimbra

Editora: L&PM
Páginas: 272
Estrelas
Skoob
Publicado em 2012.

Compre na Amazon: Uma história do mundo

Você já parou para pensar por que o homem abandonou centenas de milhares de anos de vida nômade e decidiu se fixar num único lugar na Terra? Por que as pessoas se juntam em cidades? Por que o homem moderno vive como vive, com suas crenças, medos e culpas? Uma história do mundo foi escrito para responder a essas e a outras tantas perguntas. David Coimbra elaborou um instigante panorama sobre a constituição da humanidade – fruto de quarenta anos de leituras e pesquisas – que permite saborear a História sob um ângulo diferente. Começando com os primeiros vestígios da vida humana na Terra e viajando entre os patriarcas hebreus e os povos do Oriente Médio, o autor dá um salto no tempo para Napoleão e os grandes arqueólogos da História – passando com engenhosidade e um toque de humor por Homero, Megan Fox e Dilma Rousseff – e retornando para o Antigo Egito, onde grande parte da consciência do homem ocidental foi urdida.

Esse livro é aquela aula de História com o professor apaixonado, aquela aula que você consegue visualizar o tempo relatado, consegue encontrar semelhanças com a nossa época. Ele traz a História antiga contada de uma forma tão próxima que não tem como não gostar de história depois de ler esse livro. A curiosidade é uma consequência natural depois dessa leitura.

O autor usa de humor inteligente e de linguagem bastante íntima com o leitor. É quase uma conversa. Em várias partes da leitura, eu senti como se estivesse conversando com o autor. Ele utiliza expressões como "você consegue ver...?", é como se fosse um incentivo a soltar a imaginação.

Tem várias curiosidades do mundo antigo que eu nunca tinha parado para pensar como, em épocas primevas, como 'descobriam' o por quê de uma mulher ficar grávida? Porque, hoje em dia, nós sabemos, é claro. Mas me colocando na situação dessas mulheres, como foi que relacionaram a prática de atos sexuais com a "fabricação" de um bebê? Essa é uma das curiosidades que o autor traz.

David Coimbra não se atém somente em contar como foi que a sociedade evolui e por quais meios, mas ele também faz críticas - por vezes ácidas. Também, inclui curiosidades que você não veria naquela aula de história como a invenção da cerveja pelos egípcios. Inclusive, até propõe que brindemos aos egípcios e saliente que, infelizmente, eles não comiam batatas fritas, para completar o happy hour. "A vida sem fritura, você sabe, pode ser uma vida mais magra, mas é menos divertida."

Eu venho de um ritmo de muitas leituras fictícias, e é refrescante  me divertir com essa história que não tem personagens para nos apegarmos. É claro que ficamos íntimos de vários faraós egípcios e nos familiarizamos com algumas incongruências bíblicas, mas não existe aquele apego, não existe expectativa para o final. Já que, nem nós, no século XXI iremos ver o final dessa história.

Como já dito, o livro é de super fácil compreensão e extremamente divertido. É formado por capítulos curtos, o que eu aprecio bastante, de alguma forma ajuda com a fluidez da leitura. Recomendado para quem tem interesse em história, teorias alternativas e curiosidades gerais sobre nossos antepassados.

Você já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Eu amo história e adorei como você descreveu a narrativa desse livro. Gosto de livros com essa dinâmica.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Que bom que vc gostou *.* eu também gosto muito de livros que te impulsionam a querer saber mais!

      Beijos

      Excluir
  2. Oiie!
    Adooorei!
    Sou apaixonada por história e é sempre bom ter um maior conhecimento!
    Adorei sua resenha :D

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom mesmo! Ainda mais dado de forma tão divertida! Bjs

      Excluir
  3. Oi

    Achei o livro super interessante. Sempre gostei de história, mas sem dúvida se for contada de forma intima e com uma linguagem que nos aproxime da história.
    Sem dúvida é um livro que eu quero ter.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro história! Tive a sorte de ter professores apaixonados pela matéria e sempre me sentia dentro dos períodos que estudávamos ;)

      Excluir
  4. Oi, Rafa!!

    Nossa, ameei esse livro!!! =D Acho que vou quebrar mais uma vez minha promessa de não comprar mais livros!! (pq eu a faço, né? rsrs)

    Sempre gostei de história (no nível de pegar o livro de história para ler como entretenimento! rsrs #nerd) e a sua resenha me lembrou das aulas de cursinho que sinto muita falta! Era muito bom aprender essas coisas com professores apaixonados, discutir desdobramentos e curiosidades!

    Gostaria que existissem 'aulas livres' só para essas coisas!! hehehe

    bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, essas promessas nunca dão certo haha!

      Wow, nerd mesmo, mas super legal *.* eu só encontrei essa paixão por estudar quando entrei na faculdade e descobri o direito constitucional haha
      Eu também adoro essas aulas que não parecem aulas, são horas de diversão! E esse livro me entregou bem isso! ;)

      Beijoos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro