Pular para o conteúdo principal

Resenha | Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison

Editora: Rocco
Páginas: 320
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2010 com o título de I Was Jane Austen's Best Friend

Chega ao Brasil o livro: "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen" da autora Cora Harrison. A história tem o objetivo de introduzir os mais jovens ao empolgante mundo dos livros de Jane Austen. O livro traz uma combinação entre fatos históricos e ficção, apresentando a relação entre as adolescentes Jane Austen e sua prima Jenny Cooper.



Eu simplesmente amei a proposta desse livro. Vocês já devem saber que adoro a Jane Austen e adoro as releituras contemporâneas da autora, como Austenlândia. Esse livro também é uma releitura, dessa vez sobre a vida da própria Jane Austen contada da perspectiva de sua melhor amiga Jenny.

O diário de Jenny começa em 1791. Jenny e Jane estão numa daquelas escolas de moças, próprias da época, para aprenderem a se portar e terem uma formação. Só que essa escola é horrível, sem condições de habitação, sem amor e sem comida decente. Jenny adoece e ninguém cuida dela, então a Jane resolve tomar a responsabilidade em mãos e envia uma carta para os pais de sua amiga. Detalhe: ela foge do colégio no meio da noite para tentar pegar a última carga e acaba encontrando o Capitão Thomas Williams no caminho.

Ambas acabam indo ficar com os pais de Jenny. O pai de Jenny é professor, então, eles acolhem os alunos na sua própria casa, além disso, ela tem vários irmãos. Então, Jane começa a escrever histórias sobre todos os irmãos junto com desenhos para representá-los (a edição os traz). E as coisas se desenrolam por aí.

A autora conta que se inspirou na vida real da Jane Austen, porém que tomou várias liberdades artísticas escrevendo o livro. Eu adorei, me apaixonei e devorei o livro! O encontrei na livraria, já estava de saída e a capa me chamou a atenção, super feminina e lindinha.

Além de dialogar com as obras da própria Jane Austen, também encontramos referências a outros romances da época, como é comum nesse tipo de livro, por exemplo a Jane Eyre. O livro é leve e divertido, por várias vezes vemos a Jane criando suas histórias entre uma aventura e outra com a amiga.

Claro que recomendaria a leitura mais pelo seu valor de entretenimento do que valor histórico sobre a vida da Jane Austen. Não sei até que ponto o que foi contado realmente aconteceu ou não, mas foi divertido imaginar como teria sido.

Esse livro tem uma continuação em inglês, porém não encontrei a tradução, nem uma possível data de lançamento para ela. Se alguém souber de alguma coisa, me avise!

E você, já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog pelo Google Friend Connect.
@alpargatas13


Comentários

  1. Eu li o livro. Encontrei-o na biblioteca da escola e tinha pouquíssimo tempo para ler. Achei que não iria dar tempo, mas o livro é tão interessante que consegui ler em 3 dias (rs). Eu recomendo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | O Curioso Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald

Editora: L&PM Páginas: 64 Estrelas:  ✬✬✬ Skoob Publicado originalmente em 1922 com o título de The Curious Case of Benjamin Button Em uma introdução a “O curioso caso de Benjamin Button”, Fitzgerald escreveu que baseou esta história numa observação de Mark Twain – ele afirmava ser uma pena que a melhor parte da vida viesse logo ao começo e a pior parte ficasse para o final. Neste conto, Fitzgerald inverte esta lógica: o esperado bebê do casal Button nasce com setenta anos, um metro e 73 centímetros de altura, uma barba proeminente e muitos cabelos brancos. Para além do estranhamento inicial que o nascimento causa na Baltimore do século XIX, Benjamin, a cada dia que passa, fica menos enrugado, menos curvado e mais jovial. Publicado pela primeira vez na revista Collier’s, em 1921, o conto foi eternizado no cinema com a atuação de Brad Pitt, que interpreta Benjamin durante toda a vida. Este personagem que vai rejuvenescendo ao longo dos anos levanta uma das maiores quest...