Pular para o conteúdo principal

Resenha | Fale! - Laurie Halse Anderson


Editora: Valentina
Páginas: 248
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado em 1999.


Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Esse é um livro que trata de um assunto delicado. E embora não seja "revelado" até um bom bocado do livro, fica claro para o leitor que se trata de estupro.

Na verdade, o livro trata das consequências de tal crime. Construindo ao redor de Melinda todo o terror psicológico que ela passa a sofrer depois de uma festa inocente da qual ela participou.

Nesta festa, Melinda liga para a polícia, mas não aguenta ficar para prestar declarações, então foge. Todos os seus colegas estão brabos com ela, já que ela acabou com a diversão de todo mundo, inclusive levando alguns a serem presos. Isolada, sem falar com ninguém, depois da tal festa, Melinda volta das férias diferente.

O livro vai tratar especialmente do silêncio da personagem e da sua redenção, gradativa, através das aulas de arte. Trata também da culpa que ela sente e do peso do julgamento dos colegas.

Este livro foi adaptado para os cinemas, com o título de "O silêncio de Melinda". Ambas as obras são bem fortes, problematizando a situação da cultura do estupro. Na minha opinião, deve ser lido.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.