A Lista Negra - Jennifer Brown |
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Classificação: Ficção Juvenil, Contemporâneo
Booktrailer: aqui
Publicado originalmente em 2009 com o título de Hate List
O livro conta a história de Valerie e como ela tenta se recuperar de um tiroteio em sua escola, no qual ela levou um tiro juntamente com colegas e professores que tentaram impedir mais mortes.
Não bastasse ser baleada, o atirador era seu namorado, Nick, que se suicida e Valerie é tida como cúmplice pela polícia, sociedade e seus próprios pais.
Eu peguei esse livro depois de assistir ao vídeo da Pam, do blog Garota It. E não me arrependo! Os temas tratados pelo livro me tiraram da passividade da leitura e pelas horas que duraram a leitura, entendi a situação da Val.
O casal sofre bullying e o livro nos mostra isso buscando no passado explicações para o que aconteceu. Valerie tem um caderno onde anota as coisas que odeia, uma lista negra. Posteriormente, ela divide esse caderno com o namorado e juntos colocam nomes das pessoas que os ofendem e atormentam diariamente. Nick usa essa lista como guia para os assassinatos que comete.
A linha de tempo do livro é uma das suas maiores qualidades na minha opinião. Pois acompanhamos o presente de Valerie, se recuperando física e psicologicamente, ao mesmo tempo em que nos é contado o que aconteceu nos dias que antecederam o tiroteio e durante ele.
Eu, pessoalmente, achei que o livro estava levando a um final diferente do que realmente levou, deixando a narrativa menos crível, mas não menos prazerosa. Gostei muito da Bea e do Dr. Heiler, personagens que aparecem no decorrer do livro, e odiei os pais da Val, mas não vou dar motivações para não estragar a leitura.
Vale a leitura!
Gostei...quero ler. Passou para minha lista de desejados.
ResponderExcluirVale a pena, uma leitura rápida :)
ExcluirBjs