O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald |
Editora: Leya
Ano: 2013
Páginas: 176
Classificação: Literatura Americana, Clássico
Publicado originalmente em 1925, com o título de The Great Gatsby
A história de passa na era do Jazz nos Estados Unidos e é narrada pela visão de Nick Carraway que nos conta a história de Jay Gatsby. Nick acompanha do seu casebre as festas gigantescas dadas pelo seu vizinho misterioso, Gatsby, até que recebe um convite para se juntar à festa e os dois se tornam amigos. E com a amizade, vem um pedido: um chá com Daisy.
Antes de ler o livro, eu assisti ao filme (2013). E já nele, me apaixonei pelo Gatsby, o que só se aprofundou com a leitura. Gatsby é um personagem misterioso e, aparentemente, ele quer que assim seja. A paixão dele pela Daisy é linda. Na minha listinha de heróis preferidos, Jay Gatsby e Mr. Darcy estão empatados.
Nick me deixa em conflito. Ele mesmo nos conta no início do livro que da mesma forma que se sente dentro, se sente fora das situações que vive, e isso me incomodou um pouco. Ele narra de dentro da história e passa a impressão de solitário, como se a vida acontecesse e ele não se desse conta. Talvez essa fosse realmente a intenção do autor, mas eu achei estranho.
Sobre o filme, gostei da maneira que eles colocaram o Nick para lembrar do que passou e nos contar ao mesmo tempo em que escreve a história, mas a trilha sonora, embora composta por excelentes músicas, me decepcionou, não vi necessidade de modernizar, poderiam ter colocado músicas da época mesmo.
Leitura rápida e envolvente. Recomendo para quem gosta de clássicos e para aqueles que preferem uma leitura mais voltada aos personagens do que à ação. As diferentes personalidades mostradas no livro me chamaram mais a atenção do que os momentos de maior adrenalina. Embora a cena do final tenha sido excelente e surpreendente.
E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect!
Eu terminei de ler esse livro nessa semana, ainda não vi o filme.
ResponderExcluirNão sei se foi o livro pocket, mas eu fiquei meio desanimada com a leitura. Mas concordo que o Gatsby é um ótimo personagem :)
beijoos!
É, ele não é aquele tipo de leitura alucinante, mas eu gostei bastante. Quem sabe não é um daqueles livros que tem época certa para se ler? Comigo já aconteceu dessas, começar a ler e não gostar, depois de um tempo pegar de novo e acabar amando!
ExcluirBjs