Pular para o conteúdo principal

Resenha | Convergente - Veronica Roth



Esse livro será publicado no Brasil pela editora Rocco em 10 de março de 2014

Trilogia Divergente - Livro 3
Editora: Katherine Tegen Books
Páginas: 526
Estrelas: 3/5
Skoob
Publicado originalmente em 2013 com o título de Allegiant
Spoilers dos dois primeiros livros!


The faction-based society that Tris Prior once believed in is shattered—fractured by violence and power struggles and scarred by loss and betrayal. So when offered a chance to explore the world past the limits she's known, Tris is ready. Perhaps beyond the fence, she and Tobias will find a simple new life together, free from complicated lies, tangled loyalties, and painful memories.

But Tris's new reality is even more alarming than the one she left behind. Old discoveries are quickly rendered meaningless. Explosive new truths change the hearts of those she loves. And once again, Tris must battle to comprehend the complexities of human nature—and of herself—while facing impossible choices about courage, allegiance, sacrifice, and love.

Told from a riveting dual perspective, Allegiant, by #1 New York Times best-selling author Veronica Roth, brings the Divergent series to a powerful conclusion while revealing the secrets of the dystopian world that has captivated millions of readers in Divergent and Insurgent.



Allegiant começa no ponto em que a narrativa parou em Insurgente com aquele cliffhanger gigantesco. Tris está presa pela Evelyn, mãe do Tobias e para se salvar mente sob o efeito do soro da Franqueza. É liberta e se junta aos Allegiant, uma união de pessoas que quer descobrir o que está além da cerca e quer de volta o sistema de facções que foi abolido pela ditadora Evelyn.

Depois de vencer Jeanine, agora mais uma mulher no poder. Evelyn até tem intenções boas, mas na ânsia por dar aos habitantes de Chicado escolhas, acaba terminando com todas as opções. A única alternativa que se tem é ser um sem facção obedecendo aos comandos do governo.

Não é permitido ir para além da cerca, porém cansados do mundo opressivo em que se encontram, os Allegiant (dentre eles Tris e Tobias) vão atrás do desconhecido. E aí a história se perde.

A narrativa se modifica nesse livro, agora além da perspectiva da Tris, temos capítulos sob a perspectiva do Tobias. O que para alguns pode ser bom, mas para mim não funcionou. Talvez porque eu gostasse do certo mistério que o personagem tinha na mente da Tris e lendo seus pensamentos, bom, não existe mistério.

Eu não gostei desse livro, a medida que os mistérios do além-cerca foram revelados foi como se a autora tivesse criado um livro totalmente alheio a série. Todos os elementos que eu adorei nos anteriores, nesse livro são extirpados. Eu senti como se a autora tivesse praticamente começado um spin-off da série, continuando só com os personagens. Também tive a impressão de que a autora não sabia o que fazer com o relacionamento da Tris e do Tobias e tentou criar um ciuminho, totalmente fora de contexto, totamente desnecessário.

Meu personagem preferido desse livro foi o Uriah. Eu queria que ele saísse do papel e fosse meu amigo <3

Nunca tinha me acontecido de amar uma série e perder todo o tesão no último livro, mas foi o que aconteceu. Se você andou vendo alguns comentários acerca desse livro, sabe que muita gente ficou muito triste no final do livro. Para mim, o que acontece no final até que salvou um pouco a história, trouxe novamente emoção para o livro, mesmo sendo triste. Eu dei três estrelas para esse livro mais em reflexo aos outros dois do que por méritos deste terceiro. 

Eu quero ler a tradução quando lançarem por aqui e tentar lê-la com olhos imparciais novamente. Não sei se não foram minhas expectativas altas que frustraram um pouco a leitura. 

Se você já leu este livro, por favor, me conte se sentiu a mesma coisa!  

Comentários

  1. ~queria muito fazer um comentário bonitinho, mas vou ler a série em março (é haha é que vou ler em português, então pretendo esperar pelo terceiro para ler tudo de uma vez rs) então não pude ler o post :( ~

    Mas já adianto que quero MUITO ler a série. Cada resenha me deixa ainda mais ansiosa pela leitura... Dizem que é muito bom!

    Beijos, e obrigada por comentar lá no blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha não tem problema, Mel. Depois que você ler dai conversamos! Vou esperar um vídeo seu com suas impressões.
      Beijos!

      Excluir
  2. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Antônio! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog!
      Vou conferir o seu!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.