Pular para o conteúdo principal

Resenha | Adormecida - Anna Sheehan

Rosalinda Fitzroy - Livro 1
Editora: Lua de Papel
Páginas: 272
Estrelas: 2/5
Skoob
Publicado originalmente em 2011 com o título de A Long, Long Sleep.

 Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.
 Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios.
 Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.


Eu entrei nesse livro desavisada, espero corrigir isso para futuros leitores:

1- Esse livro é o início de uma série.
2- Tem temática alienígena, intergalática, etc.
3- Tirando o início da história, não tem mais nada a ver com contos de fadas.

Há uma chance de 50/50 de, ao pegar um livro que você não sabe nada além da sinopse, se frustrar. O meu caso só escapou da frustração nas últimas 70 páginas do livro.

Rose é uma "adolescente". É despertada por Bren, que a encontra por acaso imersa num sono de estase. Ele acha que estragou o sistema e por um minuto, acha que ela está morta, e faz respiração boca-a-boca. Aqui acabam-se as semelhanças com contos de fada, na minha opinião.

Sessenta e dois anos se passaram desde que ela foi colocada para dormir numa tecnologia do futuro, nesse tubo onde o tempo não passa, então ela acorda ainda com 16 anos e descobre que seus pais morreram, seu namorado morreu e o mundo está totalmente diferente, os "Tempos Sombrios" dizimaram com boa parte da população e o mundo teve que ser reconstruído.

Ao contrário do que a sinopse diz, ela não assume a empresa dos pais. Ela é mandada para a escola, a mesma escola de Bren, e faz amizade com os amigos dele. Dentre eles, com Otto, um alienígena azul, que foi meu personagem preferido ao longo da história.

Basicamente, o plot é esse. Ela tentando se adaptar. Até que um assassino profissional semi-morto a ataca, mas o foco da história só vai ser esse da metade para o fim do livro, que é quando a coisa começa a ficar interessante.

A Rose mantém ao longo do livro uma atitude de "desculpa por ter nascido". A única coisa que ela faz por si mesma é pintar, aparentemente ela é uma talentosa pintora de quadros. Sempre com seu caderno de desenhos, com raras exceções, ela só desenha duas pessoas, o Xavier e o Bren.

Minha classificação ao ler o livro era de 1 estrela, decepção total. A personagem me irritou demais. Em seus pensamentos, ela constantemente chorava e amava Xavier, seu namorado de 62 anos atrás, mas se apega ao "novo príncipe" Bren quase imediatamente e eu fiquei me perguntando, cadê aquele amor todo que ela sentia pelo Xavier? 

O relacionamento dela com o tal do Xavier também é digno de nota. Ele nasceu quando ela tinha 7 anos, acompanhou a vida dele, trocou fraldas do menino e por causa das suas frequentes "escapadas" em estase, quando ambos tem 16 anos, viram namorados. Achei bem estranho, para dizer o mínimo. Ele é um dos únicos personagens que ela se relaciona e para mim, passou a impressão de que ela "pegou para criar", se aproveitou do envolvimento dele quando criança. 

Uma única dúvida me manteve lendo o livro, para que eles usavam aqueles tubos de estase? E esperando a resposta dessa dúvida continuei lendo e acabei acrescentando uma estrela ao livro, uma e meia se o skoob permitisse notas quebradas. Bem no finzinho do livro a coisa mudou de figura e comecei até a gostar um pouco da história.

Eu não sou muito de ficção científica, mas era um gênero que eu queria conhecer mais, por isso esse livro foi para minha meta da Maratona Literária, porém acho que não foi uma boa escolha. A história é fraquinha, os personagens são fraquinhos, se não fosse a minha fraqueza por personagens "underdog" não teria gostado de nenhum.

Embora não seja uma leitura que eu recomende, se esse for o seu tipo de história e você quiser ler e continuar a leitura, o segundo livro da série se chama No Life But This e será publicado em agosto de 2014, segundo o Goodreads.

Alguém tem uma boa recomendação de livro sci-fi? Rs. Deixe nos comentários!

Comentários

  1. Olá, Rafa!

    A história parecia ser interessante... Mas é como você disse: a probabilidade da gente gostar depois da sinopse é 50/50. Existem muitos livros bem recomendados de ficção científica. Alguns eu ainda não li, mas te indico mesmo assim: 1984 (li), O Admirável Mundo Novo (não li), Eu, Robô (li, mas faz tempo) e Metróplis (não li). Esses todos são livros bem elogiados. A maioria recebeu adaptação pro cinema (só não tenho certeza quanto a Admirável Mundo Novo).

    O livro tinha realmente uma boa sinopse. Mas acredito que uma boa sinopse é como um bom trailer, contém as "melhores" partes da história. Se ele vai realmente ser boa ou não, só lendo pra saber.

    Beijos,

    Mari (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!

      Valeu pelas indicações! Da sua lista, eu só li 1984 e gostei bastante! Metrópolis eu nem tinha ouvido falar, vou anotar a dica e pesquisar!

      Para mim, as últimas 70 páginas salvaram toda a leitura, mas eu detesto quando autores deixam tudo para o final. Provavelmente eu não continuarei com essa série.

      Bjs!

      Excluir
  2. Diferente de você eu gostei bastante do livro, mesmo com algumas ressalvas me interessei bastante, principalmente por ser uma distopia!

    Beijos e boas leituras!!

    bruxinhaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, td certo?

      Esse é um dos meus fascínios com os livros, cada um lê um livro diferente ;)
      Se você ler, depois conta o que achou!

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Rafa, tudo bom?
    É um livro que eu seria facilmente enganada pela sinopse e pela capa. Não tenho costume de ler ficção científica, mas o plot dessa história não chamou minha atenção. Ainda mais com uma protagonista cheia de mimimi.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, foi exatamente isso que aconteceu comigo! haha
      Não sei como, nem por que, mas eu imaginei um romance adulto com toques de bruxaria... vai entender haha

      Bjs!

      Excluir
  4. (corrigindo)Olá.. olha, eu quase comprei este livro.. mas quando li a sinopse fiquei um pouco em dúvida.. ainda bem que li sua resenha que está ótima, pois se agora eu for ler o livro, já irei sabendo da temática dele..
    Beeijoos

    Olá.. olha, eu quase comprei este livro.. mas quando li a sinopse fiquei um pouco em dúvida.. ainda bem que li sua resenha que está ótima, pois se agora eu for ler o livro, já irei sabendo da temática dele..
    Beeijoos

    palacioliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia!
      Acho que em grande parte eu fui prejudicada na leitura por não saber que se tratava de temática alienígena. Quem sabe se eu entrasse no livro já sabendo, gostaria muito mais.
      Espero que vc goste, se for ler!

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro