Pensei em começar uma nova coluna por aqui para mostrar o que andei vendo por aí, nas livrarias físicas e online, no youtube ou conheci pelo Skoob. Livros que eu pretendo ler um dia e que talvez interessem a alguém mais.
Editora: Artes e Ofícios
Skoob
Umbigo Rei é o líder de um gigantesco país habitado por milhões de umbigóides. Há quem diga que se trata da maior nação umbigóide do Planeta. Você já deve ter cruzado com muitos e muitas umbigóides. É fácil reconhecer essas criaturas ligeiras. Em geral, são sedutoras e envolventes. Descuide-se e crau!, elas levam alguma ou toda vantagem.
Umbigóides furam filas, rodam pelos acostamentos, divertem-se assustando velhinhos no trânsito e matam-se aos milhares nas ruas e nas estradas. Entopem bueiros com o lixo que atiram pelas janelas dos seus carros. Umbigóides puxam a brasa para o assado deles e dos mais próximos. Nessa ordem.
Explicar o individualismo e o personalismo dos brasileiros não é tarefa fácil. O historiador paulista Sergio Buarque de Holanda, na obra Raízes do Brasil, traz a perspectiva de nossos colonizadores, responsáveis por incutir-nos o maldito personalismo (umbigolismo para os umbigóides) do qual padecemos até hoje. Trata-se do individualismo ibérico, baseado na idéia de que só tem valor aquele que se basta e que a vida é assim, cada um por si e Deus por todos.
Umbigo é nosso rei? – Considerações sobre o individualismo e o personalismo dos brasileiros traz as visões de alguns dos melhores cronistas, romancistas, ensaístas e poetas do país sobre essa parte, às vezes, proeminente, outras vezes depressiva da nossa anatomia. E, principalmente, o que ela representa na cultura do nosso país.
Eu achei esse título fantástico e a sinopse super atual. Acho que a reflexão proposta é super válida e se o livro for tão bom quanto a discussão que ele traz, deve ser um must read. Eu tenho a impressão de que cada vez mais caminhamos para uma posição individualista, embora devêssemos atentar à solidariedade, relembrar valores como respeito, que, por alguma razão ou outra, foi esquecido no caminho.
O que você achou da proposta da coluna? E do livro sugerido? Deixe sua opinião nos comentários!
Adorei a ideia da coluna, bem bacana! Não conhecia o livro em questão mas também gostei da sinopse.
ResponderExcluirBeijo,
Naty.
Obrigada, Naty! Eu adoro conhecer novos livros ;)
ExcluirBeijos!
Gostei da coluna :) nao cknhecia o livro e adorei conhecer ele.. A sinose e bem interessante....
ResponderExcluirForever a Bookaholic
Siim, tô super na vontade de ler! *.*
ExcluirBjs