Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Encontro Inesperado - Zíbia Gasparetto

Editora: Vida e Consciência
Páginas: 424
Estrelas: ✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2013.

Em um relacionamento amoroso, uma mulher exigente e intratável, ciumenta, apegada, sufocou o companheiro que depois de sete anos de convivência, não suportando mais saiu de casa. Ela tentara o suicídio uma vez e ameaçava fazê-lo de novo caso ele não voltasse. Os pais dela a julgavam fraca e queriam protegê-la, mas a vida os impediu de socorrê-la. Quando todos pensavam que aconteceria o pior, a vida intercede a seu favor. Os três irmãos: Franco, Gisele e Carlos, surgem nesta história e os fatos começam a mudar. Então aconteceu "O Encontro Inesperado".

Eu gosto de ler livros espíritas, eles costumam me trazer um senso de propósito e conforto. Geralmente, são leituras bem simples, porém que se encaixam direitinho e são legais de ler. Eu não gostei desse livro, ele parece meio bagunçado, não consegui com ele o que eu buscava.

A história é contada em várias perspectivas e é uma gigantesca família dividida em vários núcleos. Começa contando a história dos irmãos Franco, Gisele e Carlos. Eles perderam os pais em um acidente de carro tem um tempo e tiveram de reconstruir a vida, venderam a empresa do pai, tiveram de arrumar empregos e viver de uma maneira mais modesta.

Porém, a personagem principal do livro é a Miriam. Que é essa mulher intratável, ciumenta, apegada que sufocou o companheiro, como diz a sinopse. A Miriam é casada com um primo dos irmãos citados ali em cima (olha o rolo...) e os pais dos irmãos morreram no acidente de carro indo tentar ajudar a Miriam, que estava num dos seus surtos psicóticos. Ok, esse é o rolo principal, mas ainda tem os pais da Miriam e alguns outros personagens envolvidos na trama.

Os irmãos acabam entrando em contato com o espiritismo e tentam ajudar a Miriam e o marido. E a história parte desse ponto. A partir dai tudo vira bagunça, acontecem coisas alheias a história que não tem razão de estarem lá, além de um mix de espiritismo para todos os gostos. A paz que eu busco nesses livros definitivamente não está presente nesse.

Eu não quero entrar em discussões de religiões, sabe. Eu procuro manter a mente aberta e tenho afinidade com uma boa parte da doutrina espírita, porém, esse livro me frustrou. Como eu já disse, eu busco um senso de propósito com esse tipo de leitura, um conforto mais sobrenatural para as agruras da vida terrena, busco no destino um meio de ultrapassar os momentos difíceis. O Encontro Inesperado é um romance fraco, com personagens fracos e não é "redondinho".

Eu já li vários outros romances espíritas que eu recomendaria como A Vingança do Judeu, por exemplo. Ou Apenas Começando, da Elisa Masselli. Espero que os próximos sejam melhores ;)

E você? Gosta de ler livros espíritas? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.