Pular para o conteúdo principal

Filme | O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro

Olá, tudo certo por ai?

                Trago essa semana mais um filme de super-herói, e dessa vez falo sobre o segundo filme do amigo da vizinhança, Homem Aranha. Segue a ficha técnica como de costume  depois minhas impressões.

Título Original: The Amazing Spider-Man 2
Lançamento: 1 de maio de 2014
Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Dane DeHaan, Jamie Foxx e mais
Dirigido por: Marc Webb
Duração: 142 minutos.
Gênero: Ação, Aventura e Fantasia
Sinopse: É ótimo ser o Homem Aranha. Para Peter Parker não há nada melhor do que se balançar entre arranha-céus, ser um herói e passar tempo com Gwen. Mas ser o Homem Aranha tem um preço, apenas ele pode proteger os nova-iorquinos dos vilões que ameaçam a cidade. Com o surgimento de Electro, Peter precisa confrontar um inimigo mais poderoso do que ele. E quando seu velho amigo Harry Osborn retorna a cidade, Peter percebe que todos os seus inimigos tem uma coisa em comum, a OsCorp.


                O Espetacular Homem Aranha, tanto o primeiro quanto esse, tem um sério problema. Ele vive a sobra da trilogia estrelada por Tobey Maguire, não que essa trilogia seja a melhor coisa do mundo, pelo contrário, ela é fraca também. Porém viver as sobras de uma trilogia fraca faz o Espetacular Homem Aranha ser menor ainda.
                E como ocorreu no primeiro filme, mais uma vez a aventura é muito menor do que poderia ser. Não que isso signifique um filme ruim, mas também não significa que é bom. Na parte dos efeitos especiais o filme não peca em nada as cenas, quase beirando uma animação, exploram muito bem a capacidade do famoso 3D.
                Porém, mais uma vez a incapacidade de encontrar um rumo pro filme, um tom, deixa a desejar a figura do herói. O Peter Parker dos quadrinhos é o clássico da Jornada do Herói, capaz de aprender com seus erros, se levantar e ser um herói melhor do que antes.
                Mas nesse filme, o erro cometido pelo herói só ocorre no “vamos ver” do filme, no final e a ideia de crescer com os erros acaba virando nada mais nada menos do que a fuga do Homem Aranha. O Peter como personagem não cresce em momento algum, nem no primeiro filme, muito menos nesse. Vive de luto desde o primeiro minuto de filme, mas não cresce em nada como personagem e herói. Se a caracterização está quase perfeita em comparação aos quadrinhos, a evolução do personagem Peter Parker/Homem Aranha está longe de chegar próximo.
                Sobre os vilões, são no total três, Electro (que dá nome ao filme), Duende Verde (ou Duende Macabro, não é dito) e o Rhino. O que eu mais temia sobre ter três vilões no filme aconteceu, dois deles disputaram espaço na tela, e um foi jogado de lado.
                Electro é mal trabalhado pra caramba, um vilão sem uma motivação interessante, do clássico “eu não quero machucar ninguém” e solta raios pra tudo quanto é lado ferrando geral. As motivações dele são “eu quero ser visto” e “o homem aranha não é meu amigo e me bateu”.
                Já a motivação do Duende é um pouco melhor, não tão boa assim, mas melhor. A ideia de o Harry estar morrendo e buscar desesperadamente uma “cura” enquanto o Aranha lhe nega essa possível cura. Já o Rhino não merece nem ser citado.
                Pra mim o filme não passa de um gigantesco easter egg para o – já confirmado – filme do Sexteto Sinistro. Onde surge sempre uma referencia ou outra aos vilões que forma o sexteto.
                Resumindo tudo isso, Espetacular Homem Aranha 2, deixa muito a desejar, é um filme fraco em relação a história, mas não deve nada em relação a efeitos especiais.
                E minha nota para ele é:
2 estrelas ;)

Bah: Pelo menos agora a gente já sabe, se você levar um baita choque, arruma os dentes, e também os cabelos.
Bah 2: Não me agrada esse Peter Parker descolado. Pra mim o Peter vai ser sempre o cara que sofria cuecão no colégio e com dificuldades pra conhecer garotas.
Bah 3: Não querendo, mas já fazendo uma comparação. O Homem Aranha 2 é muito melhor que o Espetacular Homem Aranha 2.

 E você já assistiu O Espetacular Homem Aranha 2? O que achou do filme? E do texto? Não poupe seu teclado, deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro