Pular para o conteúdo principal

Resenha | Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Estrelas: ✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2013 com o título de Sure Signs of Crazy

Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.


Sarah Nelson é uma menina de 12 anos. Ela tinha um irmão gêmeo, mas ele morreu, sua mãe o afogou quando eles tinham 2 anos. Só Sarah sobreviveu.

"Como sempre, tenho que descobrir as coisas por conta própria e responder às perguntas que o meu cérebro inventa. Se você quer saber, estou à procura de qualquer sinal de estar enlouquecendo."

A história tem um tom mórbido, obviamente, mas é escrito com bastante leveza através da visão da Sarah. Li em uma noite só, sem conseguir largar. Adorei o tema peculiar, adorei o desenvolvimento da história, adorei as esquisitices da protagonista.

Sarah mantém dois diários, um falso, que deixa ser lido pelo pai. E o verdadeiro, que traz seus pensamentos reais. Lendo esse livro é como se estivessemos lendo o diário verdadeiro da personagem. Narrado em primeira pessoa, ela conta a parte trágica de sua vida e como, hoje, ela vive com esse estigma.

Sarah e o pai sempre tem que se mudar quando as pessoas descobrem seu passado, por não aguentarem a reação dos outros a um drama tão particular que foi altamente reportado pela mídia. A história começa quando ela está entrando em férias, mas já sofrendo em antecipação a um trabalho genealógico que terá de fazer no ano seguinte.

Ela tem uma planta chamada Planta como melhor amiga, adora dicionários e seriados policiais. Ela leu O Sol é para Todos e escreve cartas para o advogado do livro. Ela conversa com seu irmão morto em sonhos. Seu pai é alcóolatra e sua mãe vive num hospital psiquiátrico.

Como a personagem tem 12 anos, por mais que a história trate de temas fortes, não é um livro pesado, pois ela é criança e, talvez, recém esteja realizando o quão ruim foi seu passado. Apesar de tudo, ela é uma menina comum, entrando na pré-adolescência e quer dar seu primeiro beijo, tem uma paixonite por um vizinho.

"Livros não estragam. Não azedam como leite, que é preciso beber dentro do prazo de validade."
É um livro de leitura rápida e traz bastante emoção. Não é um livro triste, na medida do possível, levando em conta a temática. Tem momentos bem engraçados e fofos. A narrativa lembra Extraordinário na sua inocência.

Você gosta de livros com temática de loucura? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga no instagram e twitter @alpargatas13

Comentários

  1. Vi muitos comentários positivos em relação a esse livro, a leitura me interessa justamente pelo fato de ser narrado por uma criança. Gosto muito de livros que trazem essa leveza na escrita. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como esse livro não fez mais sucesso, porque é muito fofo! Ele deveria ser lido mais hehe recomendo!

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro