Pular para o conteúdo principal

Resenha | Os Contos de Beedle, o Bardo - J. K. Rowling

Editora: Rocco
Páginas: 108
Estrelas
Skoob
Publicado originalmente em 2008 com o título de The Tales of Beedle the Bard

Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas.



O que poderia se chamar de versão bruxa dos contos dos irmãos Grimm é um livrinho muito divertido de se ler. Traduzido pela Hermione e comentado pelo professor Dumbledore.

O primeiro conto é "O Bruxo e o Caldeirão Saltitante" que conta a história de um velho que morre e seu filho não quer continuar fazendo as bondades que seu pai exercia até que seu caldeirão não dá escolha. 

"A Fonte da Sorte" é a história, claro, da Fonte da Sorte, que uma vez por ano realiza o desejo de quem se banha nela. Três bruxas e um trouxa se aventuram até chegar a essa fonte e tem que escolher qual se banhará.

Um certo mago arranca seu próprio coração para que não sofra com as agruras do amor em "O Coração Peludo do Mago".

"Babbitty, a Coelha e seu Toco Gargalhante" é o conto preferido do Ronny e conta a história de um rei trouxa que queria ser o único mágico de seu reino.

E finalmente, "O Conto dos Três Irmãos". Aquele mesmo que fãs de Harry Potter conheceram com o último livro da série. Dos três irmãos que se salvaram da morte ao atravessar uma ponte e foram agraciados, cada um, com presentes diferentes e o caminho que tomaram depois disso.

Os comentários do Professor Dumbledora são comentários de professor mesmo. Com contexto histórico, análise bruxos x trouxas, procura pelos fatos por trás dos mitos. Acabamos tendo mais um gostinho de Hogwarts com o professor nos contando sobre uma vez que tentaram encenar "A Fonte da Sorte" e o por quê de ter dado errado.

Eu li esse livrinho em uma sentada, nem sei porque demorei tanto para pegá-lo. Acabei ficando com vontade dados os comentários no post Chegou #2, quando eu mostrei que tinha comprado o "Quadribol Através dos Séculos" e mencionaram esse livro. 

É claro que ele é escrito para fãs da série, sem ler os HP's acho que não teria tanto valor. Para os fãs, é ótimo! Para matar a saudade e para conhecer um pouco mais do mundo mágico. Em grande parte, o mundo mágico do HP é tão bom por causa da imersão que se tem, de todo o contexto. Não é uma história rasa, tem várias camadas que vamos descobrindo aos poucos e esse livrinho contribui para essa profundidade.

Você já leu a série Harry Potter? E seus livros acompanhantes? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Olá, Rafa!

    Você falando agora deu uma saudade boa de Harry Potter...
    Nunca me interessei muito por ler porque uma amiga uma vez me falou, acredite, que era chato. Eu fiquei meio assustada porque se tratando da J.K isso era muito pouco provável. Gostei da sua resenha e quero muito ler. Quero muito ler o conto dos três irmãos, que é a coisa mais linda desse mundo bruxo. Com certeza um livro que eu vou guardar para contar pros meus filhos. Quem sabe um dia eles não lêem a série inteira?

    Nunca li "Quadribol através dos séculos", mas acredito que também deve ser interessante. Relembrar um pouco da época em que li Harry Potter é sempre bom pra mim. Você sente a mesma coisa?

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!

      Eu morro de saudades de HP também. Sempre que sai alguma notícia, alguma declaração da JK, qualquer coisa, eu estou atenta. Bate aquela nostalgia, aquela sensação de conforto.
      Falta ler agora só o Animais Fantásticos e Onde Habitam e daí completo a tríade. Eu adorei a leitura, li com sorriso no rosto! Super vale a pena.

      Também quero passar essa paixão para os meus futuros filhos *.*
      Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente trouxe a nostalgia à tona! Gosto bastante de Harry Potter e, como um fã, sempre queremos qualquer novidade que venha sobre a saga. Cada livro assim torna um mundo que já é gigantesco, maior e mais detalhado. Infelizmente, ainda não li nem "Os Contos de Beedle, o Bardo", nem o "Quadribol através dos séculos" e nem "Animais fantásticos e onde Habitam". Me arrependi de ter perdido a promoção dos três juntos por um precinho de alfinete.
    Gostei da resenha, principalmente da parte dos comentários do Profº Dumbledore. Em breve, quem sabe ^^

    Bjoos Rafa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu estou aproveitando promoções esparsas no Sub! Comprei agora o Animais Fantásticos. Não sei porque não os li antes! *.*
      O único problema é que dá muita ressaca, dá vontade de reler assim que acaba! haha
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro