Pular para o conteúdo principal

Eu Me Chamo Antônio - Pedro Gabriel

Editora: Intrínseca
Páginas: 192
Estrelas: ✬✬✬✬
Skoob
Publicado em 2013.

Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda. Os guardanapos que inspiram milhares de pessoas na internet agora estão reunidos numa caprichada edição, novo lançamento da Intrínseca.


Eu conheci os guardanapos de Pedro Gabriel através de uma colega da faculdade. Ela me enviou o link da página no Facebook e instantaneamente, eu curti e acompanhei. Quando fiquei sabendo que iria ser lançado o livro, entrou para a minha wishlist.


O livro é dividido em partes: À Primeira Vista, Encantado, Atire, Fragilidade Brutalidade, Retirada, Coragem, Acorda, Futuro apresente-se, Liberdade e Desperte. Cada parte funciona como um tema com vários poemas relacionados.


Os guardanapos são escritos nas visitas que o autor faz aos bares cariocas. E ele avisa, à medida que o álcool vai entrando no sistema, a letra vai ficando mais difícil de entender.


A edição ficou muito bonita, colorida e com boa diagramação. Há um sumário na parte de trás com legendas para todas as frases.


Eu não sou uma conhecedora de poesia, mas as frases de Pedro Gabriel me encantam. Conversam comigo. Ele faz uma brincadeira com as palavras e os sons, trazendo para perto de nós sentimentos bastante humanos de uma forma onírica e engraçada. Em um vídeo, a Juliana, do Batom de Clarice, falou que a poesia tem que conversar com o leitor, tem de passar do papel para tocar o coração, é o que acontece com os pensamentos contidos nesse livro e eu.


Ele trata de anseios, amores, trabalho, amizades. São temas simples, acontecem com todos nós. As frases deste livro te convidam a refletir sobre como vivemos a vida. É para ler, reler, apreciar, amar.


Você conhece o trabalho do Pedro Gabriel? Deixe sua opinião nos comentários!


Comentários

  1. Estamos em sintonia! Também publiquei esta resenha!! hehehe

    Muito amor este livro, né Rafa? Dei de presente para uma amiga e pelo visto o Pedro vai lançar outro! =D

    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha vou conferir sua resenha! Esse livro é tão tocante, realmente. Não sabia que vai ter outro livro *----* com certeza, direto pra wishlist também haha

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Rafa!
    Eu vi esse livro várias vezes na livraria, mas acabei não comprando, mas agora fiquei muito interessada, pois parece ser um livro muito "engraçado".
    Com certeza vou comprá-lo.
    Beijos!

    palacioliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo! Por vezes, me deu alguns tapas com luvas de pelica, por outras, aqueceu meu coração e me fez sorrir! :)

      Beijão!

      Excluir
  3. Já desejei esse livro mil vezes, acho a arte dele muito linda!!!
    Adorei a forma como você colocou que as frases conversam com você... Achei muito amor!!!

    Beijooos

    subexplicado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa, conheci teu blog hoje c : e já estou seguindo !!

    Esse livro tenho curiosidade de comprar, parece ser bem interessante.!
    Beijos Ketlin

    http://agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro