Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 #4 | Ensaios de Amor - Alain de Botton

Editora: L&PM
Páginas: 208
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 1993 com o título de On Love.


O livro tem um enredo simples como toda boa história de amor. Primeiro, o encontro casual. Num vôo entre Paris e Londres, uma pessoa se senta ao lado do narrador. Havia uma grande chance de ser um chato de galocha. Mas foi Chloe, por quem ele se apaixona, em algum momento entre o controle de passaportes e a alfândega. Segue-se a sedução, o jantar, o vinho, uma noite de amor e um relacionamento. O tempo faz o estrago: rotina, aborrecimentos e mesquinharias.


Quem lembra do Projeto 1001? Continua na ativa e produzindo resultados. Esse livrinho pequeno em tamanho fez um marco gigantesco em significado na minha vida. Assim que eu terminei, foi para a lista de releituras. Uma história bastante simples, mas com insights tão humanos.

Na verdade, eu comprei esse pocket no fim de 2013 somente pela sinopse, antes mesmo de saber que estava inserido nos 1001 livros para ler antes de morrer. Eu adoro uma boa história de amor e era a promessa desse livro.

Ele cumpre suas promessas. É um ensaio, com toques de ficção. Meio nerd. Escrito em segunda pessoa. Com capítulos curtos, reflexões gigantescas. E quotes lindos *.*


O narrador, que ou é inominado ou eu me esqueci de anotar o nome (ops!), vai nos contar a história de seu relacionamento com Chloe. Num vôo Paris/NYC, eles se conhecem, começam a conversar e seguem conversando depois do pouso. Sempre que eu leio sobre um casal que se conhece de formas fofinhas, lembro do filme O Amor não Tira Férias, na cena em que Arthur explica para Íris como se dão esses encontros no cinema (adoro esse filme *.*). É o que acontece com esse casal, um meet cute digno das telonas e de uma explicação meio nerd sobre as probabilidades de terem se conhecido dessa forma.

E daí seguimos acompanhando o casal em todas as fases do relacionamento. Desde se apaixonar, primeiro beijo, primeira transa, primeira briga, ciúmes...

O diferencial desse livro e o que faz ele valer muito a pena para todos os apaixonados e não-apaixonados por aí é que junto com a história do casal, o autor vai refletindo bastante filosoficamente sobre os acontecimentos. É analítico de uma forma tão atrativa. Eu fui lendo e finalmente encontrando palavras capazes de descrever tudo aquilo que eu pensava e não tinha como expressar. Aquela sensação de estalo, de entendimento, me envolvi muito com a leitura. E tudo isso de uma forma muito prazerosa.

É um livro simples, porém não é singelo. A nerd dentro de mim pulsava de emoção a cada pensamento, a cada frase. Recomendado!

"Amantes podem matar sua própria história de amor apenas porque são incapazes de tolerar a incerteza, o puro risco, de que sua experiência de felicidade tenha dado certo."

Você já leu? Quer ler? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Rafa,

    Também sou fã desse filme (O Amor Não Tira Férias), adoro assistir essas coisas bobas.Gostei da sinopse, parece ser uma narrativa despretensiosa, né? A palavra "nerd" saltou um pouco pra mim, ahahah. Eu curto muito romances nesse estilo, um dos motivos pra eu ter começado a ler os livros do John Green.
    Parece ser bem interessante e uma leitura rápida. Curti (:

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa!

    Eu não conhecia esse livro. Tão bom quando um livro é marcante pra gente, né? Sempre que falam de uma história que mostra a vida, a realidade e os momentos de um casal eu lembro daquela trilogia de filmes: Antes do amanhecer, antes do por do sol e antes da meia noite. Você já viu? Se não viu, recomendo demais! <3 E caso assista me diga o que achou. Eu vi os 3 filmes não faz muito tempo e me apaixonei por eles. Não sei se a história dos filmes tem alguma semelhança com esse livro, provavelmente não muito, mas se você gosta de romance, acompanhar histórias de casais, acredito que vai gostar. É repleto de reflexões. Os diálogos são puro amor.

    Enfim, falei demais. :} rs.

    Beijos e boas leituras!
    Amanda,
    Lendo & Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, não conhecia esse livro, mas adorei a proposta.
    Parece daqueles livros fofos para ler quando se quer relaxar.

    Continue firme no projeto, queria ser disciplinada para isso.

    Beijos
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, firme +- haha mas estou tentando!
      Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro