Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2011 com o título de The Night Circus

Compre na Amazon: O circo da noite
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.



Logo de cara, esse livro me fisgou. Ele tem uma introdução que te coloca dentro do circo, o circo que só funciona pela noite e que aparece como que do pó. Ele é grandioso, em listras pretas e brancas, tudo dentro dele foi cuidadosamente pensado e elaborado, como o relógio de sua entrada, que fascina.

Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer
O livro é contado em diferentes linhas do tempo. Começamos na infância de Celia, que é mandada ao seu pai, Próspero, para ser criada após a morte da mãe. Logo começam seus treinamentos de magia. Os métodos de aprendizagem utilizados pelo pai são bastante revoltantes, como numa cena em que ele corta as pontas dos dedos da menina para que ela se cure através dos poderes.

Acompanhamos um grupo de empresários na elaboração do circo, que é o palco da competição. O misterioso homem do casaco cinza, irmãs gêmeas responsáveis pela atmosfera onírica, o assistente Marco (que é o adversário de Celia), entre outros, nas reuniões periódicas, sempre acompanhadas de jantares extravagantes. Também acompanhamos Bailey, que aparentemente não se encaixa na história, mas vai sendo envolvido a medida que as páginas voam.


A partir desse ponto a história vai se desenvolvendo. A sensação que me acompanhou ao longo do livro foi de imersão total nesse mundo maravilhoso do circo, assim como muita curiosidade para responder todas as minhas dúvidas. O que é essa competição de que o circo é o palco? Como ela vai terminar?

A magia, embora presente, não é muito explorada ao longo do livro. Ela se faz notar, permeia a história, mas eu não diria que é o ponto forte. Acho que a autora não poderia ter escolhido um cenário melhor para o tipo de história que ela escreveu. O circo e a mágia tornam a história lúdica. É como se tivéssemos caído num sonho. É difícil descrever, a melhor palavra que eu encontrei foi onírico.

Além disso, eu gostei bastante dos personagens. Tanto de Celia, quanto de Marco, até do chato do Próspero, mas amei os rêveurs. Uma legião de "fãs" do circo, que o acompanham aonde ele vai, que se perdem nas inúmeras tendas do circo, imersos em toda essa construção. Se O Circo da Noite existisse, eu estaria entre eles, com meu cachecol vermelho de identificação, abobada indo de tenda em tenda.

Um ponto negativo é que eu me confundi muito entre os personagens até um bom pedaço do livro. Assim como na linha do tempo. Consegui me acostumar lá pelo primeiro terço da história.

A edição da Intrínseca acompanha a história em perfeição. A capa é linda, com detalhes furta-cor. As partes do livro são separadas com páginas pretas cheias de estrelas. Um espetáculo.

Você já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Oi, Rafa! Menina, adorei a tua resenha. É a primeira que leio desse livro. Bom, tenho curiosidade em lê-lo, mas um pouquinho de medo. Não sou muito chegada a circos. Porém, pelo que você contou é uma história fascinante. Espero ter a oportunidade de conhecer.

    Um beijo grande da Jeni!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  2. Que bom q vc gostou do livro :)
    Eu n vejo a hora de le-lo.. Ja incui varias vezes no carrilho mas sempre dei prioridade pra outros .. Espero ler em breve!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rafa,

    Esse livro é lindo! Adorei muito, foi uma das minhas melhores leituras no ano passado. Quero reler em breve :)

    Adorei o post! Também faria parte do fandom do Circo ahahhaa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já quase comprei esse livro um milhão de vezes... Acho a capa dele linda!
    Depois da sua resenha é provável que eu compre de fato... Gostei muito.

    Beijooo

    http://subexplicado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desse livro e só me falaram coisas positivas sobre ele...
    E agora com a sua resenha, fiquei com vontade de ler tbm hehe

    Tem post novo no blog!
    Dá uma olhadinha lá =)

    http://www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Espero que goste! Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive vontade de ler esse livro, acho melhor arrumar logo meu exemplar. Adorei sua resenha!!

    Beijos e boas leituras!

    http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha tá bem boa, viu, melhor do que a sinopse, com certeza. Na verdade, há sinopses que nos deixam confusas. Eu li a resenha e me interessei bastante, o que não havia acontecido com a sinopse.
    Você me deixou tensa dizendo que o pai da protagonista corta a ponta dos dedos dela rsrs
    Não conhecia o blog e estou seguindo para vir sempre que possível ;)

    Beijos, Nina.
    http://rabiscoseborrroes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Obrigada, Nina! É um livro bem diferente e, principalmente, bonito em vários aspectos. Espero que vc goste se ler! hehe

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro