Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Estrelas: ✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2013 com o título de The Ocean at the End of the Lane

Compre na Amazon: O oceano no fim do caminho

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Sério, procrastinei para escrever essa resenha. Esse livro é muito bem falado, resenhado, amado. Foi escolhido como o vencedor do British National Book Award. Só que eu não consegui enxergar a excelência dele.

Não me entendam mal, eu gostei bastante da leitura. Porém, não voltei à infância, como foi dito, não vi um brilhantismo oculto nas entrelinhas. Achei uma história interessante, divertida, com toques de suspense e terror. 

Ele é contado dentro de um imaginário infantil. O protagonista do livro, ao voltar para sua cidade Natal para um velório, senta-se frente ao oceano de Lettie Hempstock e começa a relembrar de uma aventura da sua infância. Achei muito legal a maneira como foram descritas as situações, o monstro, no meu imaginário, tinha toques pitorescos, como um desenho infantil.

Outra coisa que gostei muito no livro foi a língua da criação. Tudo no mundo foi feito por meio dessas palavras, que podem ser usadas ainda hoje para recriar o mundo. O simbolismo disso é fantástico! Essa construção que a linguagem possibilita, embora não seja como no livro no mundo "real", acontece, sim, no nosso mundo. Creio que nós, leitores, saibamos bem disso. É por isso, na minha opinião, que os clássicos permanecem até hoje. Uma constante construção de significados e interpretações. Fascinante, não?

Um ponto que vale menção é o dinheiro. Os problemas que ele traz naquelas pessoas, irmãos brigando, casais brigando, vizinhos brigando. E além disso, a motivação do monstro com relação a isso, de estar dando o que as pessoas querem.

Mais um ponto positivo: as personagens femininas. O que posso falar? Quem leu, sabe. As mulheres movimentam o mundo criado pelo autor. Elas são fortes e tem as respostas. São elas que encaram os monstros dessa realidade.

Então, só falei coisas positivas até agora. Você pode estar se perguntando porque eu não considerei o livro excelente. A verdade é que esses elementos que eu citei separadamente, permaneceram separados na minha mente. Perdi o ponto de ligação, a fluidez do livro em algum ponto. Não entendi várias coisas, sério, terminei o livro me sentindo meio burra. Para mim, faltou aquele momento da leitura em que as coisas começam a fazer sentido, aquele click.

O final do livro também me deixou um pouco desgostosa. Ele concluiu, mas não concluiu. O que até poderia ser a intenção do autor, mas não me deixou satisfeita. As dúvidas permaneceram e eu me perguntei se tinha dormido em algum ponto do livro, para não ter captado o sentido de tudo.

Concluindo, eu gostei do livro, mas não o achei fantástico. Ele tem pontos muito legais, alguns trechos muito citáveis e incita algumas reflexões. Também tem um toque de nonsense e escapismo. Te desafio a ler e tirar as próprias conclusões!

Você já leu O Oceano no Fim do Caminho? O que achou do livro? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Eu morro de vontade de ler alguma obra do Neil, o pessoal fala tão bem dele que é impossível não ficar curiosa. A sua resenha é a mais desanimadora que já li, mas mesmo assim estou curiosa com relação ao livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, td certo?
      Olha, a minha opinião também foi a mais desanimadora que eu "li" sobre o livro hehe mas não significa que não tenha gostado. Gostei, só não amei como outras pessoas... quem sabe não foi pelo momento de leitura? Quem sabe mais pra frente eu dê outra chance e mude de opinião?
      Depois me conta o que achou do livro!

      Beijão

      Excluir
  2. A única coisa do Neil que já li foi um conto, chamado Pássaro do Sol, que achei totalmente sem sentido, até vir o final e ligar tudo... Pena que não aconteceu isso no livro =/ Mas foi legal ver que você soube separar as coisas que gostou e que não gostou... tenho dificuldade nisso!
    Ainda quero ler...

    Bjooo

    http://www.subexplicado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Cah!
      Sabe, estou achando que talvez tenha lido na época errada esse livro. Quem sabe eu dê uma chance para releitura no futuro e mude, né?
      Ainda quero ler outros trabalhos do Neil Gaiman, como Deuses Americanos e quero ler os quadrinhos do Sandman também!

      Beijão

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro