Pular para o conteúdo principal

Resenha | A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin

Editora: Companhia das Letras
Páginas: 192
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2014 com o título de The Storied Life of A. J. Fikry

Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.


"Nenhum homem é uma ilha. Cada livro é um mundo."

 A. J. Fikry é um livreiro rabugento, exigente e antissocial. Sua livraria é a única numa ilha de difícil acesso. Foi inaugurada por ele e a mulher, mas com o falecimento dela, ele perdeu o gosto pela vida. O livro inicia com uma visita de uma representante de editora, a Amelia, fazendo uma visita à livraria, tentando mostrar os lançamentos da editora para Fikry. Não preciso dizer que ele foi curto e grosso e dispensou os esforços da mulher. Ele fica bêbado, tem um exemplar raríssimo roubado de seu acervo e recebe uma surpresa. Aí as coisas mudam.

A história é de uma fofura intensa, um amorzinho cut-cut no sentido mais own possível. Não tem nenhuma grande surpresa, é ate bem previsível em partes (tirando o final...), mas é, como a sinopse diz, uma carta de amor aos livros e leitores.

Cada capítulo se inicia com impressões do A. J. sobre vários contos da literatura. Anotei o nome de alguns como O Diamante do Tamanho do Ritz do Fitzgerald, e, Do Que Estamos Falando Quando Falamos de Amor de Raymond Carver. E a cada capítulo você se apaixona mais pelos personagens e pela história.

É impressionante a quantidade de conteúdo que a autora conseguiu encaixar nas míseras 192 páginas do romance. Vários personagens são apresentados e são explorados ao longo do livro. Como um policial amigo de A.J. que acaba viciado em romances de detetive e cria um clube do livro. Ou um autor meio non-sense que acaba aparecendo pela livraria.

Cada página pinga doçura. Recomendado para todos os tipos de leitores possíveis e imagináveis que estejam dispostos a ter seu coração partido e colado novamente. Acredito que eu vá reler várias vezes essa história nos anos vindouros. 

Você gosta de histórias que partem o coração? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Só amor por esse livro!!! ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Pela capa desse livro a última coisa que eu pensaria era que era um livro com uma história fofa. Gosto muito de livros que se passam em livrarias ou ambientes similares e já coloquei esse livro na lista de desejados <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Tem a ver com livros eu já olho cobiçando haha

      Bjs

      Excluir
  3. Awn, ainda pretendo ler esse livro! (Há uma lista interminável) Mas enfim, gostei da resenha e da citação.

    Beijão - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Muitas pessoas resenharam o livro e reclamaram dos erros de revisão, enrolei para lê-lo e até hoje não conheço a história. Lendo sua resenha surgiu novamente a vontade de lê-lo. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro