Pular para o conteúdo principal

Resenha | Psicose - Robert Bloch

Editora: Darkside
Páginas: 240
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 1959


Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose em versões brochura (classic edition) e capa dura, limited edition que incluirá um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock.Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.


Impossível não ter ouvido falar nesse clássico, certo? Eu nunca assisti ao filme, resolvi ler o livro antes. Embora o diretor do filme tenha tentado impedir justamente isso, para manter o choque ao final do seu filme.

Realmente, o final é chocante. De início, o livro segue uma leitura comum, com algumas histórias sendo expostas. De uma mulher, que rouba seu chefe e foge para encontrar o namorado e acaba indo parar no hotel de Norman Bates.

Ele tem ação, é claro. São vários assassinatos. Porém, acho que o diferencial do livro é o psicológico dos personagens. O distanciamento, a mãe obsessiva. É bem fascinante o quanto isso pode afetar o psicológico de uma pessoa, a diferença que faz quando confrontado com loucura ou sanidade.

Eu realmente não lembro de ter assistido ao filme, mas devo ter lido algum spoiler em algum lugar, porque pela metade do livro, eu "lembrei" o que acontece no final. Que realmente é um final chocante, especialmente para a época de publicação desse livro.

É daqueles que você é meio obrigado a ler, mas não no sentido ruim. A leitura é fluida, a história é boa e o final é fantástico. Não é uma maravilha propriamente dita, é o final que realmente faz a diferença no livro como um todo.

Essa edição da DarkSide é lindíssima, com cenas do filme. Além disso, é um livro curto e rápido de ser lido. Ah, e para os assustados de plantão - como eu - pode ler sem muito medo, ele não é tão terror assim. Embora eu tenha lido acompanhada, caso o assassino quisesse sair das páginas e vir me atacar haha

Como eu disse, ainda não vi o filme, mas espero ver em breve e poder dizer qual é melhor. Mas dizem que o filme supera o livro. De qualquer forma, é um livro que eu gostei muito de ler.


Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.