Editora: Cosac Naify
Páginas: 96
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado originalmente em 2007 com o título de La vida privada de los árbolesSegundo livro do escritor chileno Alejandro Zambra, 'A vida privada das árvores' é a história de uma espera. Julián, um professor de literatura e aspirante a escritor, aguarda a chegada de Verónica, sua mulher. Mas ela não chega e a espera se alonga. Junto com a enteada, a pequena Daniela, Julián distrai as horas contando histórias de árvores para a menina. Enquanto a mulher não chega, Julián recompõe na memória seu passado e, na imaginação, inventa um futuro possível no qual sua companheira já não existe.
Essa é uma leitura delicada como sua cor de capa. Rápido de ler e diferente do comum. Esse é um autor que tem bombado nos blogs e canais de youtube, quase como uma unanimidade.
A história, a priori, é simples. O livro começa com Julián, aguardando a chegada de sua esposa em casa, enquanto cuida da sua enteada e lê histórias até que ela durma. A partir dai, eu creio que é aberto a interpretações o que acontece em seguida.
Desse ponto em diante, as perspectivas mudam, nos contando a história pelo lado de Verónica e também pela de Daniela. Ou ainda, histórias conflitantes ou reconstruções.
Acho que a frase que está na orelha, que diz "Mas à medida que a espera se prolonga, o tempo transborda e é tragado para o interior da história, como acontece nos pesadelos e na insônia" sintetiza o livro.
Ao ler, tu não sabe ao certo o que está acontecendo, vai só viajando junto com os personagens e desfechos propostos. Ao final do livro, tu percebes que ele foi escrito (como na frase acima) com estrutura de pesadelo ou aqueles momentos de insônia em que criamos histórias na cabeça.
É um livro super curto, rápido de ler e um tanto diferente. Mas é bonito, com linguagem e estrutura bonitos. Vale a pena ler. Já comprei Bonsai, que dizem ser relacionado com esse livro também, veremos.
E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!
Comentários
Postar um comentário