Pular para o conteúdo principal

Resenha | Em Chamas - Suzanne Collins

Jogos Vorazes #2
Editora: Rocco
Páginas: 400
Estrelas: ✬✬✬✬
Skoob

Publicado originalmente em 2009 com o título de Catching Fire.

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. 

O segundo livro da trilogia dos Jogos Vorazes foi um bom livro de meio, embora não tão surpreendente quanto o primeiro, segue a história com uma boa continuação. Você pode ler a minha resenha do primeiro volume aqui.

Depois de se tornarem os ganhadores da 74ª edição dos jogos, Katniss e Peeta vão fazer a turnê da vitória e começam a ter seus olhos abertos, inspiraram uma rebelião. Pela maneira sutil, porém eficaz de se oporem a opressão governamental, acabaram fazendo surgir vários movimentos de descontentes ao redor dos distritos.

É claro que não seria deixado barato. Para celebrar a 75ª edição dos jogos, acontecerá o Terceiro Massacre Quaternário, uma edição com requintes de cruedade maiores que as "edições normais". Essa edição se dará entre os vencedores dos jogos. Logo, temos adolescentes, velhos, adultos, pessoas que ficaram deformadas e traumatizadas já com a primeira experiência nos Jogos, que tiveram a chance de escapar da Arena com vida, agora serão novamente jogadas lá para tentar novamente.

Porém, dessa vez é diferente. Dessa vez, o tordo inspirou a população e os participantes dos Jogos a tentarem vencer o sistema. Dessa vez, coisas estranhas acontecem. Alianças improváveis se formam dentro dos jogos.

A história desse segundo volume não é surpreendente, já imaginei o que aconteceria ao ler o primeiro livro. Porém, achei que foi bem executado. A inserção de novos personagens foi feita com maestria, me envolvi com os novos rostos, sofri com suas mortes. 

A personagem de Katniss me irrita um pouco, não consigo enxergar nela a face da rebelião, ainda mais por ela estar toda cheia de culpas e disposta a se sacrificar em nome de Peeta. A força que ela tinha no primeiro livro, de querer sobreviver acima de tudo para cuidar da irmã e voltar para casa, nesse livro fica apagada. Agora ela quer salvar Peeta e, aparentemente, os outros participantes também querem a mesma coisa (só fui entender porque mais lá para o final do livro, mas não gostei da justificativa da autora).

Confesso que não esperava pelo desfecho do livro. Fiquei surpresa e positivamente. Achei que o gancho deixado para o terceiro e último livro foi interessante e trouxe as explicações necessárias. A ação permanece constante nesse livro, o que para mim, é o que faz o diferencial nessa trilogia. O esquema preparado para a Arena foi muito criativo! E fiquei extasiada com os acontecimentos, sempre querendo saber o que viria a seguir.

Gostei bastante dessa continuação, embora tenha minhas ressalvas quanto a Katniss como personagem e força motora da rebelião. Realmente é uma trilogia bem interessante e merece toda a atenção que teve e tem.

E você? Já leu a trilogia? O que achou do segundo livro? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Li a trilogia toda ano passado.. E pra mim, Em chamas é o melhor! A sensaçao q eu tenho é que acada hora acontece alguma coisa surpreendente e te deixa naquela emoção pro final..
    Enfim.. Espero q goste de A esperança, não é meu favorito da trilogia mas eu gosto bastante do livro...

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive alguns problemas com A Esperança :/ mas até que foi um final mais ou médio hehe

      Beijos!

      Excluir
  2. Amooo essa trilogia, e sem dúvida alguma Em Chamas é meu favorito, tanto o livro quanto o filme, com altas emoções! Só achei que faltou a parte do relógio de tordo do Plutarch e os jogos do Haymitch no filme, mas tirando esses pequenos detalhes o filme foi bem fiel ao livro!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do livro "Em Chamas", mas não tanto como o primeiro da trilogia, claro! Acho também que a explicação de todos estarem defendendo o Peeta foi meio "Ta, e..?" Agora me resta ler A Esperança! E aguardo resenha dele aqui no Arrastando as Alpargatas!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu problema é que eu não gosto do Peeta haha
      Qualquer coisa relacionada a ele, eu já reviro os olhos! haha

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Rafa tudo bem, estou mega curiosa para ler o segundo livro dessa trilogia, apenas li Jogos Vorazes e passei a ler bastante distopias, gostei dos detalhes da sua resenha sobre o livro!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Se a Katniss te irritou nesse, espera pra ver o q ela fará em A Esperança :P
    EU A ODEIO! Menina chata do cacete! hauhauhauhauhauh
    Inclusive detestei o terceiro livro... mas enfim, não quero estragar sua leitura. Até pq, vc chegou em um ponto em q precisa saber q q vai acontecer...

    Bjooooo

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cah, tenho que concordar ctg. Que guriazinha mais chaaaata! hahaha

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Rafa,
    Achei Em Chamas o melhor livro da saga. No final do primeiro livro eu n tinha a menor ideia de que rumo a série iria tomar e me surpreendi bastante. É interessante como a estória não é apenas sobre a Katniss, mas vai mto além...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu também adorei Em Chamas, a história toda foi muito legal.

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro