Pular para o conteúdo principal

Filme | O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro

Olá, tudo certo por ai?

                Trago essa semana mais um filme de super-herói, e dessa vez falo sobre o segundo filme do amigo da vizinhança, Homem Aranha. Segue a ficha técnica como de costume  depois minhas impressões.

Título Original: The Amazing Spider-Man 2
Lançamento: 1 de maio de 2014
Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Dane DeHaan, Jamie Foxx e mais
Dirigido por: Marc Webb
Duração: 142 minutos.
Gênero: Ação, Aventura e Fantasia
Sinopse: É ótimo ser o Homem Aranha. Para Peter Parker não há nada melhor do que se balançar entre arranha-céus, ser um herói e passar tempo com Gwen. Mas ser o Homem Aranha tem um preço, apenas ele pode proteger os nova-iorquinos dos vilões que ameaçam a cidade. Com o surgimento de Electro, Peter precisa confrontar um inimigo mais poderoso do que ele. E quando seu velho amigo Harry Osborn retorna a cidade, Peter percebe que todos os seus inimigos tem uma coisa em comum, a OsCorp.


                O Espetacular Homem Aranha, tanto o primeiro quanto esse, tem um sério problema. Ele vive a sobra da trilogia estrelada por Tobey Maguire, não que essa trilogia seja a melhor coisa do mundo, pelo contrário, ela é fraca também. Porém viver as sobras de uma trilogia fraca faz o Espetacular Homem Aranha ser menor ainda.
                E como ocorreu no primeiro filme, mais uma vez a aventura é muito menor do que poderia ser. Não que isso signifique um filme ruim, mas também não significa que é bom. Na parte dos efeitos especiais o filme não peca em nada as cenas, quase beirando uma animação, exploram muito bem a capacidade do famoso 3D.
                Porém, mais uma vez a incapacidade de encontrar um rumo pro filme, um tom, deixa a desejar a figura do herói. O Peter Parker dos quadrinhos é o clássico da Jornada do Herói, capaz de aprender com seus erros, se levantar e ser um herói melhor do que antes.
                Mas nesse filme, o erro cometido pelo herói só ocorre no “vamos ver” do filme, no final e a ideia de crescer com os erros acaba virando nada mais nada menos do que a fuga do Homem Aranha. O Peter como personagem não cresce em momento algum, nem no primeiro filme, muito menos nesse. Vive de luto desde o primeiro minuto de filme, mas não cresce em nada como personagem e herói. Se a caracterização está quase perfeita em comparação aos quadrinhos, a evolução do personagem Peter Parker/Homem Aranha está longe de chegar próximo.
                Sobre os vilões, são no total três, Electro (que dá nome ao filme), Duende Verde (ou Duende Macabro, não é dito) e o Rhino. O que eu mais temia sobre ter três vilões no filme aconteceu, dois deles disputaram espaço na tela, e um foi jogado de lado.
                Electro é mal trabalhado pra caramba, um vilão sem uma motivação interessante, do clássico “eu não quero machucar ninguém” e solta raios pra tudo quanto é lado ferrando geral. As motivações dele são “eu quero ser visto” e “o homem aranha não é meu amigo e me bateu”.
                Já a motivação do Duende é um pouco melhor, não tão boa assim, mas melhor. A ideia de o Harry estar morrendo e buscar desesperadamente uma “cura” enquanto o Aranha lhe nega essa possível cura. Já o Rhino não merece nem ser citado.
                Pra mim o filme não passa de um gigantesco easter egg para o – já confirmado – filme do Sexteto Sinistro. Onde surge sempre uma referencia ou outra aos vilões que forma o sexteto.
                Resumindo tudo isso, Espetacular Homem Aranha 2, deixa muito a desejar, é um filme fraco em relação a história, mas não deve nada em relação a efeitos especiais.
                E minha nota para ele é:
2 estrelas ;)

Bah: Pelo menos agora a gente já sabe, se você levar um baita choque, arruma os dentes, e também os cabelos.
Bah 2: Não me agrada esse Peter Parker descolado. Pra mim o Peter vai ser sempre o cara que sofria cuecão no colégio e com dificuldades pra conhecer garotas.
Bah 3: Não querendo, mas já fazendo uma comparação. O Homem Aranha 2 é muito melhor que o Espetacular Homem Aranha 2.

 E você já assistiu O Espetacular Homem Aranha 2? O que achou do filme? E do texto? Não poupe seu teclado, deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Papillon - Henri Charrière

Editora: Bertrand Páginas: 728 Estrelas: ✬✬✬✬ Skoob Publicado originalmente em 1969 com o título de Papillon

Charriere, condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu, foi um dos poucos que conseguiram fugir da Ilha do Diabo, presídio localizado na floresta impenetrável da Guiana Francesa, onde os presos pagavam por seus crimes sofrendo degradações e brutalidades. No livro, ele relata como foi acusado, fala de seu martírio ao longo dos anos de confinamento, além da corrupção entre os guardas e como planejou sua fuga cinematográfica. Quando publicado na França, “Papillon” foi alvo de grande controvérsia. Nunca se soube ao certo se os acontecimentos narrados de fato ocorreram com o autor, como ele alega – o que faria do livro um romance autobiográfico –, ou se a trama é fruto de sua fértil imaginação. “Papillon” é um dos relatos mais impressionantes e realistas de toda a literatura, um feito incrível de engenhosidade humana, força de vontade e perseverança. A história de um …

Resenha | Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison

Editora: Rocco
Páginas: 320
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2010 com o título de I Was Jane Austen's Best Friend

Chega ao Brasil o livro: "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen" da autora Cora Harrison. A história tem o objetivo de introduzir os mais jovens ao empolgante mundo dos livros de Jane Austen. O livro traz uma combinação entre fatos históricos e ficção, apresentando a relação entre as adolescentes Jane Austen e sua prima Jenny Cooper.

Top 5 | Livros Apaixonantes

Amanhã é dia dos namorados, por isso, sugiro leituras apaixonantes, que aquecem o coração, seja por seus personagens marcantes ou pelo romance do livro. São livros que li recentemente e que saltaram à mente quando pensei nesse tema.