Pular para o conteúdo principal

Filme | O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro

Olá, tudo certo por ai?

                Trago essa semana mais um filme de super-herói, e dessa vez falo sobre o segundo filme do amigo da vizinhança, Homem Aranha. Segue a ficha técnica como de costume  depois minhas impressões.

Título Original: The Amazing Spider-Man 2
Lançamento: 1 de maio de 2014
Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Dane DeHaan, Jamie Foxx e mais
Dirigido por: Marc Webb
Duração: 142 minutos.
Gênero: Ação, Aventura e Fantasia
Sinopse: É ótimo ser o Homem Aranha. Para Peter Parker não há nada melhor do que se balançar entre arranha-céus, ser um herói e passar tempo com Gwen. Mas ser o Homem Aranha tem um preço, apenas ele pode proteger os nova-iorquinos dos vilões que ameaçam a cidade. Com o surgimento de Electro, Peter precisa confrontar um inimigo mais poderoso do que ele. E quando seu velho amigo Harry Osborn retorna a cidade, Peter percebe que todos os seus inimigos tem uma coisa em comum, a OsCorp.


                O Espetacular Homem Aranha, tanto o primeiro quanto esse, tem um sério problema. Ele vive a sobra da trilogia estrelada por Tobey Maguire, não que essa trilogia seja a melhor coisa do mundo, pelo contrário, ela é fraca também. Porém viver as sobras de uma trilogia fraca faz o Espetacular Homem Aranha ser menor ainda.
                E como ocorreu no primeiro filme, mais uma vez a aventura é muito menor do que poderia ser. Não que isso signifique um filme ruim, mas também não significa que é bom. Na parte dos efeitos especiais o filme não peca em nada as cenas, quase beirando uma animação, exploram muito bem a capacidade do famoso 3D.
                Porém, mais uma vez a incapacidade de encontrar um rumo pro filme, um tom, deixa a desejar a figura do herói. O Peter Parker dos quadrinhos é o clássico da Jornada do Herói, capaz de aprender com seus erros, se levantar e ser um herói melhor do que antes.
                Mas nesse filme, o erro cometido pelo herói só ocorre no “vamos ver” do filme, no final e a ideia de crescer com os erros acaba virando nada mais nada menos do que a fuga do Homem Aranha. O Peter como personagem não cresce em momento algum, nem no primeiro filme, muito menos nesse. Vive de luto desde o primeiro minuto de filme, mas não cresce em nada como personagem e herói. Se a caracterização está quase perfeita em comparação aos quadrinhos, a evolução do personagem Peter Parker/Homem Aranha está longe de chegar próximo.
                Sobre os vilões, são no total três, Electro (que dá nome ao filme), Duende Verde (ou Duende Macabro, não é dito) e o Rhino. O que eu mais temia sobre ter três vilões no filme aconteceu, dois deles disputaram espaço na tela, e um foi jogado de lado.
                Electro é mal trabalhado pra caramba, um vilão sem uma motivação interessante, do clássico “eu não quero machucar ninguém” e solta raios pra tudo quanto é lado ferrando geral. As motivações dele são “eu quero ser visto” e “o homem aranha não é meu amigo e me bateu”.
                Já a motivação do Duende é um pouco melhor, não tão boa assim, mas melhor. A ideia de o Harry estar morrendo e buscar desesperadamente uma “cura” enquanto o Aranha lhe nega essa possível cura. Já o Rhino não merece nem ser citado.
                Pra mim o filme não passa de um gigantesco easter egg para o – já confirmado – filme do Sexteto Sinistro. Onde surge sempre uma referencia ou outra aos vilões que forma o sexteto.
                Resumindo tudo isso, Espetacular Homem Aranha 2, deixa muito a desejar, é um filme fraco em relação a história, mas não deve nada em relação a efeitos especiais.
                E minha nota para ele é:
2 estrelas ;)

Bah: Pelo menos agora a gente já sabe, se você levar um baita choque, arruma os dentes, e também os cabelos.
Bah 2: Não me agrada esse Peter Parker descolado. Pra mim o Peter vai ser sempre o cara que sofria cuecão no colégio e com dificuldades pra conhecer garotas.
Bah 3: Não querendo, mas já fazendo uma comparação. O Homem Aranha 2 é muito melhor que o Espetacular Homem Aranha 2.

 E você já assistiu O Espetacular Homem Aranha 2? O que achou do filme? E do texto? Não poupe seu teclado, deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | Todos os Meus Amigos são Super Heróis - Andrew Kaufman

Editora: Leya Páginas: 176 Estrelas:  ✬✬✬✬✬ Skoob Publicado originalmente em 1999 com o título de All my Friends are Superheroes Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver. É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder - ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de v...

Resenha | O Encontro Inesperado - Zíbia Gasparetto

Editora: Vida e Consciência Páginas: 424 Estrelas:  ✬✬ Skoob Publicado originalmente em 2013. Em um relacionamento amoroso, uma mulher exigente e intratável, ciumenta, apegada, sufocou o companheiro que depois de sete anos de convivência, não suportando mais saiu de casa. Ela tentara o suicídio uma vez e ameaçava fazê-lo de novo caso ele não voltasse. Os pais dela a julgavam fraca e queriam protegê-la, mas a vida os impediu de socorrê-la. Quando todos pensavam que aconteceria o pior, a vida intercede a seu favor. Os três irmãos: Franco, Gisele e Carlos, surgem nesta história e os fatos começam a mudar. Então aconteceu "O Encontro Inesperado".