Pular para o conteúdo principal

Como me organizo?


Se tem uma coisa que cada vez mais me interessa e tem se tornado cada vez mais importante na minha vida, é saber como organizar todas as atividades que quero realizar.
Eu adoro ler posts sobre isso, então, resolvi compartilhar com vocês também, o que eu tenho feito nessa área.


Como vocês podem ver na foto acima, uso uma agenda semanal, bem simples. Comprei no Submarino no fim do ano passado. Nela, eu anoto tudo que tem data e é importante para mim: datas de provas, trabalhos, feriados, quando vou viajar para casa, horário dos jogos do Inter, quando tem que pagar aluguel, etc.

Tudo que tem data, vai para a agenda.

Depois, comecei esse ano a imprimir tabelas como as abaixo. Assim consigo ter uma visão de tempo disponível e posso planejar quando cada coisa pode ser feita. Em cinza, horários de aula e de estágio. Nas células brancas, eu vou planejando o que preciso fazer.


Fiz no word mesmo, com as horas em que eu estou acordada, das 6h da manhã até a meia-noite.

Quando tenho um compromisso marcado na agenda, já reservo o tempo que vou gastar com a tarefa pintando a célula branca com lápis de cor mesmo.

É assim que organizo meus estudos também. Ultimamente dedico 3h diárias líquidas (ou seja, 3 blocos de 50 minutos e um de meia hora) para estudar em dias de semana. Planejo as matérias semanalmente de acordo com, por exemplo, se tiver uma prova na semana que vem, dedico maior tempo a esta matéria.

Também assisto vídeo-aulas, que não entram nessas "3 horas líquidas" e dedico tempo às leituras do TFG também. Tenho tempo separado também para resolução de questões e leitura da "lei pura".

Aos fins de semana, aumentei esse tempo para 6h, a depender dos eventos da semana. Por exemplo, nesta semana corrente, eu vou assistir à um congresso, então, diminui um pouco desse tempo.

Além disso, no verso dessa mesma folha, elaboro um cardápio semanal, leituras que pretendo realizar nesta semana, séries que pretendo assistir, posts que quero fazer nessa semana e tarefas avulsas que preciso realizar (como marcar dentista, por exemplo).

O que facilita MUITO a semana. Já que vou ao mercado, em regra, uma vez por semana, já com a lista de compras pronta. Já sei de antemão tudo que tenho que realizar. Posso planejar quando estou na rua de modo que fique simples de seguir. Então vou riscando tudo que for feito. 

É uma satisfação enorme ver as tarefas sendo concluídas.

Mas não sou xiita com relação a essas tarefas e horários. Se surgir um imprevisto, não me martirizo por não ter cumprido determinada tarefa. E também não sacrifico tempo do meu lazer para fazer mais coisas, tenho tempo para ler, ver séries, passear com os amigos, falar com a família, assistir aos jogos do meu time.


E também comecei a usar nesse ano, essas bolinhas coloridas para marcar objetivos que tenho. Por exemplo, eu uso o Google Fit no celular para monitorar o quanto de atividades físicas realizo no dia (até me surpreendi com a média de 1h20minutos diárias de caminhadas), no final do dia, se atingi minha meta, coloco uma bolinha no dia.

Cada bolinha tem um objetivo atrelado.

Dá para ver que não foram todos os dias que cumpri tudo que queria, porém, fiquei satisfeita com o colorido do mês passado. Foi um mês cheio, mas que consegui cumprir de maneira satisfatória os meus objetivos e tarefas.


Outros aplicativos que utilizo:

Todoist - para tarefas mais rápidas e recorrentes, como as referentes à limpeza da casa.
Evernote - para salvar ideias.
MyFitnessPal - para monitorar minha alimentação.
AprovadoApp - para monitorar horas de estudo.


Espero que vocês gostem desse post meio diferente, que seja útil para alguém. Você tem essa preocupação também? Como você se organiza?
Podem me dar dicas também, estou sempre mudando minha organização! Vou adorar!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro