Pular para o conteúdo principal

Discussão | Por que ler?


Quando eu era pequena, vivia perguntando para minha mãe como ela conseguia saber tanta coisa? Ficava embasbacada quando jogávamos jogos como Master e ela sabia coisas curiosas que eu nunca tinha ouvido falar. Ela sempre respondia: lendo.


Aí eu pensava, mas como? Como que lendo uma história fictícia você pode saber coisas reais sobre o mundo? Por exemplo, sobre a história da França, ela sempre me dizia para ler a série Angélica. "Mas, mããããe, é um romance!! Como que eu vou aprender história num romance?" Ou sobre história do Rio Grande do Sul, que ela recomendava O Tempo e o Vento, "Mas, mããããe, nem a cidade em que se passa a história é real e os personagens são baseados na família do Érico!!"

Bom, eu não fui uma criança leitora, fui descobrir muito depois como que era possível aprender fatos históricos em livros de ficção. Não só fatos históricos, mas vocabulário (e a importância de ter um vocabulário amplo), também, gramática e sintaxe, fatos curiosos sobre ciência, arte e, o que mais me fascina, sobre o ser humano e suas relações e anseios. Eu descobri que nos livros, além da sua história, ele reflete verdades sociais, ainda que num livro de fantasia. 

Ou seja, pegando o exemplo óbvio, Harry Potter é uma série de fantasia. Mas ali, existem amplas discussões reais, como amizade, bem e mal, depressão, tirania política, reabilitação social, coragem, você aprende que adversidades sempre virão, mas que vale a pena lutar por ideais solidários, entre muitas outras coisas. Ah, e claro, eu aprendi com HP que ler pode ser divertido também.

Além disso, lendo você aprende a interpretar o mundo à sua volta, você tem a oportunidade de viver coisas que de outra forma não conheceria, você viaja para outros lugares reais ou fictícios e sempre traz de volta para o "mundo real" o reconhecimento de mundo que de outra forma não traria.

Eu posso me declarar privilegiada, nunca passei fome, frio ou qualquer necessidade. Mas lendo Preciosa, eu fui abusada por quem deveria me cuidar, fui analfabeta e mãe adolescente. Lendo Os Miseráveis, eu fui presa por roubar pão, passei horrores na prisão. Lendo Em Busca de um Final Feliz, vivi numa favela da Índia. Lendo 1984, vivi sob a égide de um governo tirânico que inventa a própria história. Lendo Ratos e Homens, eu fui portadora de necessidades especiais, incompreendida por todos.

Eu poderia continuar citando exemplos, poderia falar nos chick-lits da Marian Keyes, em que fui traída, viciada em drogas, depressiva... Poderia falar de Precisamos Falar sobre o Kevin, em que fui mãe de um psicopata. Ou poderia falar que fui amada nos livros da Julia Quinn.

Enfim, ler te coloca num mundo ao mesmo tempo igual e diferente do que o seu próprio. Além de divertir, te educa. Te ensina história e te ensina a viver.

Seria excelente que mais pessoas descobrissem esses motivos também.


Por que você lê? 
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro