Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Rei da Noite - João Ubaldo Ribeiro

Editora: Objetiva
Páginas: 200
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado em 2008.

Em O Rei da Noite, o escritor extrai graça de fontes que domina com maestria: o universo hiperbólico da boemia, os contrastes entre passado e presente, tradição e novidade. Tendo como pano de fundo lugares de forte ligação afetiva , como o já lendário boteco do Leblon e a também mitológica Itaparica, O Rei da Noite contém o supra-sumo do talento humorístico de um dos maiores escritores brasileiros, autor de obras-primas da literatura nacional como Viva o Povo Brasileiro e Sargento Getúlio.



Se trata de um livro de crônicas, ou melhor dizendo, de textos e histórias intercalados com alguns diálogos de excelente qualidade. É daquele tipo de livro que você pensa "só mais um texto" e devora o livro inteiro numa noite, sem chances de largá-lo.

Eu já li um livro do autor, que foi A Casa dos Budas Ditosos, para a coleção Plenos Pecados, então estava esperando sua qualidade. A escrita é divertida, irônica, de vocabulário prolixo, sem medo de usar palavras como "calipígia", ele confia no seu leitor para entendê-lo. Aliás, o Brasil perdeu muito com sua morte recente, um baita escritor!

Ele trata de variados temas de uma perspectiva de senhor mais velho mesmo. Fala das agruras de ser velho, do padrão de beleza barbie, de fumar e parar de fumar, de questões "cornológicas", além de outras coisas.

Recomendadíssimo para quem gosta de ler crônicas, para quem aprecia as ironias da vida e da escrita. Para quem quer encarar a realidade de uma outra forma. Ficam alguns quotes, de gostinho:

"Claro, eu sabia que não ia durar muito. Há bastante tempo minha qualidade de vida tem sido de baixíssimo nível e, como se sabe, é impossível sobreviver hoje em dia sem cuidar da qualidade de vida. Do contrário, o sujeito morre depois de ler as seções de saúde dos jornais, tamanho é o terrorismo que fazem em relação à qualidade de vida. Devia haver um aviso nessas seções, advertindo que sua leitura contumaz leva a todo tipo de doença imaginável."

"Minha qualidade de vida, sou obrigado a reconhecer, está um lixo. Não caminho no calçadão, não jogo nem peteca, não frequento academia e não sigo dieta. Pelo contrário, encaro tudo que faz mal numa boa e soube que a Associação Brasileira de Fabricantes de Porcarias Variadas, de biscoitos recheados que enjoam até criança a doces de origem obscura, planeja me homenagear (aceito, mas quero minha parte em dinheiro, ou então em sorvete)."

"...(daí a expressão "frango fresco" e a consequente "galinhas abatidas", pois, para as galinhas, deve ser meio frustrante só topar com frango fresco, elas só podem ficar muito abatidas com isso)."

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.