Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Editora: Record
Páginas: 320
Estrelas: 
Skoob
Publicado originalmente em 2013 com o título de The Rosie Project

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.

Desde a primeira página, eu já comecei a rir com esse livro. Don elenca três opções frente a um problema, tentando racionalizar o que fazer a seguir e tomar a medida mais produtiva e menos cansativa. Rolou uma identificação, também sou a louca da otimização do tempo e sempre me pego analisando todas as minhas opções antes de tomar uma decisão.

Don é nerd, engraçado e meio problemático. Não consegue um relacionamento amoroso - na verdade, ele não consegue nem amizades. Seu grupo de amigos se restringe a Gene e Cláudia, um casal de amigos. Enquanto Gene é um mulherengo que esqueceu de crescer, Cláudia é quase uma mãe para os dois, uma psicóloga que tenta ajudar Don a "se encaixar".

O Projeto Esposa é a tentativa de Don de encontrar o par perfeito através de um questionário eliminatório. Toda oportunidade que ele tem, ele entrega um questionário às moças presentes. Seja num encontro de speed-dating, seja numa confraternização de trabalho ou num perfil online em um site de relacionamentos.

Até que Rosie aparece em seu escritório, a pedido de Gene. Fumante, vegetariana, sempre atrasada, Rosie não tem nada a ver com a esposa ideal, porém, Gene vai tentar encontrar seu pai biológico. E no caminho, é claro, entrar em diversas frias.

Esse livro é um chick-lit super fofinho, nerd, que me fez rir um monte. É despretensioso, leve e doce. Don é "diferente" na maneira como vê o mundo e as pessoas, porém é carinhoso e carismático à sua maneira. Rosie é uma garota do mundo, nos conquista pela personalidade.

Recomendado para aqueles momentos que você só quer um pouco de doçura e risadas. Acompanhante perfeito para uma tarde de pipoca e chocolate quente.

Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Esse livro é realmente bastante divertido e me fez dar muitas risadas. O Don é engraçado e inocente ao mesmo tempo. Acho que a sinceridade dele foi o que mais me conquistou.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Aline!
      É verdade, eu também gostei bastante do Don por causa desse caráter "nonsense" dele, que beira a ingenuidade hehe

      Bjs

      Excluir
  2. Estou louca pra ler esse livro, sinto por não ter aproveitado nenhuma das inúmeras promoções que o Submarino fez dele... vou comprar na próxima!
    Estou precisando ler algo leve assim, que me faça sorrir, torcer por coisas boas (no momento só fico tensa e torcendo pros meus vilões de as Crônicas de Gelo e fogo sofrerem uma morte bem lenta e dolorosa... pois é! hauahauh)

    Beijooo

    http://www.subexplicado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cah!
      Aproveite mesmo! O meu foi numa delas, foi menos de dez reais, tive que aproveitar hehe
      Eu acho que esse livro é extremamente recomendado, principalmente para um pós-GoT! hahaha

      Bjs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro