Pular para o conteúdo principal

Resenha | A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin

Editora: Companhia das Letras
Páginas: 192
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2014 com o título de The Storied Life of A. J. Fikry

Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.


"Nenhum homem é uma ilha. Cada livro é um mundo."

 A. J. Fikry é um livreiro rabugento, exigente e antissocial. Sua livraria é a única numa ilha de difícil acesso. Foi inaugurada por ele e a mulher, mas com o falecimento dela, ele perdeu o gosto pela vida. O livro inicia com uma visita de uma representante de editora, a Amelia, fazendo uma visita à livraria, tentando mostrar os lançamentos da editora para Fikry. Não preciso dizer que ele foi curto e grosso e dispensou os esforços da mulher. Ele fica bêbado, tem um exemplar raríssimo roubado de seu acervo e recebe uma surpresa. Aí as coisas mudam.

A história é de uma fofura intensa, um amorzinho cut-cut no sentido mais own possível. Não tem nenhuma grande surpresa, é ate bem previsível em partes (tirando o final...), mas é, como a sinopse diz, uma carta de amor aos livros e leitores.

Cada capítulo se inicia com impressões do A. J. sobre vários contos da literatura. Anotei o nome de alguns como O Diamante do Tamanho do Ritz do Fitzgerald, e, Do Que Estamos Falando Quando Falamos de Amor de Raymond Carver. E a cada capítulo você se apaixona mais pelos personagens e pela história.

É impressionante a quantidade de conteúdo que a autora conseguiu encaixar nas míseras 192 páginas do romance. Vários personagens são apresentados e são explorados ao longo do livro. Como um policial amigo de A.J. que acaba viciado em romances de detetive e cria um clube do livro. Ou um autor meio non-sense que acaba aparecendo pela livraria.

Cada página pinga doçura. Recomendado para todos os tipos de leitores possíveis e imagináveis que estejam dispostos a ter seu coração partido e colado novamente. Acredito que eu vá reler várias vezes essa história nos anos vindouros. 

Você gosta de histórias que partem o coração? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Só amor por esse livro!!! ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Pela capa desse livro a última coisa que eu pensaria era que era um livro com uma história fofa. Gosto muito de livros que se passam em livrarias ou ambientes similares e já coloquei esse livro na lista de desejados <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Tem a ver com livros eu já olho cobiçando haha

      Bjs

      Excluir
  3. Awn, ainda pretendo ler esse livro! (Há uma lista interminável) Mas enfim, gostei da resenha e da citação.

    Beijão - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Muitas pessoas resenharam o livro e reclamaram dos erros de revisão, enrolei para lê-lo e até hoje não conheço a história. Lendo sua resenha surgiu novamente a vontade de lê-lo. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?