Pular para o conteúdo principal

Filme | RoboCop (2014)

Olá, tudo certo por ai?


                Hoje vou falar do novo RoboCop, do diretor brasileiro José Padilha. Aviso logo de inicio que dessa vez não será apenas uma resenha sobre o filme, e sim uma comparação entre esse e o primeiro RoboCop.



                Pra inicio de conversa, vamos para a famosa ficha técnica:

Título Original: RoboCop
Lançamento: 21 de Fevereiro de 2014 (no Brasil)
Com: Samuel L. Jackson, Gary Oldman, Michael Keaton, Joel Kinnaman e mais...
Dirigido por: José Padilha
Duração: 117 minutos
Gênero: Ação. Drama. Ficção Científica.
Sinopse: O ano é 2028 e o conglomerado multinacional OmniCorp está no centro da tecnologia robótica. No exterior, seus drones têm sido usados para fins militares há anos, mas na América, seu uso foi proibido para a aplicação da lei. Agora a OmniCorp quer trazer sua controversa tecnologia para casa, e buscam uma oportunidade de ouro para fazer isso. Quando Alex Murphy (Joel Kinnaman) – um marido e pai amoroso, e um bom policial que faz seu melhor para conter a onda de crime e corrupção em Detroit – é gravemente ferido no cumprimento do dever, a OmniCorp vê sua chance para criar um oficial de polícia parte homem, parte robô. A OmniCorp prevê a implantação de um Robocop em cada cidade para assim gerar ainda mais bilhões para seus acionistas, mas eles não contavam com um fator: ainda há um homem dentro da máquina.


AVISO: POSSIVEIS SPOILERS DE AMBOS OS ROBOCOP (1987 E 2014).

                Não consigo me imaginar escrevendo essa pequena (des)análise, sem soltar alguns pequenos spoilers. Então se considere avisado, e continuar a partir daqui é por sua conta em risco.
                O RoboCop do Padilha é um remake ou uma refilmagem do RoboCop de Paul Verhoven lá de 1987, um filme inovador para a época, e com muitas cenas de ação, e também com cenas fortes.
                No filme original estamos dentro de uma crise econômica sem precedentes, a criminalidade aumenta incrivelmente rápido. A policia de Detroit não consegue mais dar conta da segurança, uma crise no departamento de policia é iminente. Uma empresa aparece com a solução, um policial meio homem, meio robô. Alex Murphy (o protagonista) No filme de 1987 é um policial recém chegado ao DP de Detroit, e é quase morto numa tentativa de prender uma quadrilha de marginais procurados. Murphy é “salvo” pela Omnicorp, que o transforma em RoboCop.
                Nesse primeiro RoboCop, temos também uma busca de Murphy em se encontrar novamente, buscar novamente sua humanidade, afinal ele não é somente um robô, ele ainda é um ser humano, e essa busca por autoconhecimento marca bastante o filme.
                Já no remake de Padilha, temos uma Detroit não tão violenta, a crise nos departamentos de policia da cidade não é tão visível assim. Também tem uma lei que proíbe o uso de maquinas nas ruas, por elas serem sem emoção e agirem friamente, mesmo elas se mostrando muito útil em outras partes do mundo. A Omnicorp é a empresa que é dona desses robôs de segurança, decide incorporar um lado humano com a brecha de um policial praticamente morto. Ai vem o nosso protagonista, Alex Murphy, nesse remake, ele já é um policial da área, que investiga como armas já apreendidas pelo departamento estão voltando as ruas, e por chegar perto dos culpados, acaba sofrendo um atentado que o deixa praticamente morto (a brecha que a Omnicorp queria). Assim ele se torna o RoboCop.
                Esse RoboCop, diferente do primeiro, não busca autoconhecimento (não quer dizer que ele vai atrás da sua humanidade), afinal ele já sabe do atentado que quase custou sua vida.
                Quando se pensa em RoboCop em ação, já se imagina que os “caras maus” irão sofrer. Quando ele puxa a arma, também já se imagina que os caras irão virar pedaços de carne, de tanto tiro que irão levar. A ação é a essência do RoboCop. Porém, nesse não, a câmera foge da ação, não se vê tiros muito menos sangue. Talvez a cena mais “estilo RoboCop” é no seu treinamento, onde ele atira em outros robôs. Dessa vez, quando ele sacar a arma, ou a câmera ira cortar e fugir da ação, ou ele ira dar um choque no inimigo. Porque esse RoboCop usa uma arma taser. Sim, isso mesmo, uma arma taser, você não leu errado.
                Um pequeno parênteses sobre a ação do filme, apesar da câmera fugir e a falta do “estilo RoboCop”, a cena no escuro eu achei sensacional.
                Mas continuando. Acho que a história, por se focar demais na relação homem x maquina (Murphy x maquina), acaba escorregando e ficando rápida demais quando vai discutir aquilo que veio que é sua critica politica e social, corrupção e etc e tal.
                Resumindo, é um filme razoável e da pra se entreter tranquilamente com ele. Eu recomendo assistir se você não tiver nada melhor pra fazer.
                Talvez comparar ambos os RoboCop como eu fiz seja errado, mas quando o próprio remake fica te lembrando a cada 10 ou 15 minutos o filme original, a comparação se torna inevitável. 

Bah único: “Dead or alive you come with me.”

Farei diferente de agora em diante, no final de cada resenha ou critica, irei colocar uma nota do que eu achei do filme. Deixando claro que é a minha opinião, e todos têm o direito de concordar ou discordar. Dito isso a nota de RoboCop (2014) é:

Estrelas

E você, já assistiu algum RoboCop? O que achou? Não poupe seu teclado, deixe um comentário.
Ah, e não se esqueça de indicar um filme para minha próxima (des)análise, aqui nos comentários ou no twitter @raulqsg
Valeu e até a próxima.


Comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Eu assisti o filme, mas não é muito meu estilo. Achei que a história focou demais no próprio drama do personagem e esqueceu de mostrar mais ação durante o filme. Gostei muito da resenha.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e vc?
      Realmente, o filme focou demais no drama do personagem principal, até por isso acho que ele pecou nesse ponto. Até porque é nítido que o Padilha queria falar mesmo de corrupção e tal, assim como vez em Tropa de Elite.
      E também, falta ação no filme inteiro D:
      Abraço e obrigado ;D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro