Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 Livros para Ler Antes de Morrer


Ganhei esse livro de presente de Natal e realmente pretendo aceitar esse desafio. Já dei uma olhada nos livros e parecem promissores.

Eles são divididos em anos, temos os anos anteriores a 1800, anos 1800, anos 1900 e anos 2000. O grosso dos livros que já li dessa lista de 1001 é pré-1800, acho que gosto de livros antigos (rs.).


As páginas que marquei com post-its são livros que já li, mas que pretendo reler e contar aqui no blog o que achei de cada um.

Por enquanto, no blog só tem resenha de um livro, O Grande Gatsby. E já escolhi o próximo da minha listinha!

A ideia é tentar ler um livro citado ali por mês, talvez mais, talvez menos, mas a meta é um por mês. Ou seja, esse é um projeto que seria impossível ter duração de um ano só, é quase um projeto de vida (haha).


Gostei bastante do livro em si, ele tem páginas que parecem de revista e é cheio de fotos, pôsteres (que palavrinha feia haha) de filmes, fotos de autores. 

Algumas páginas são dedicadas a um só livro, outras são divididas, mas para cada título tem um pequeno texto contando sobre o livro e porque ele marcou alguma época.

Adorei também a diversidade de países que aparecem no livro, é quase um tour mundial de literatura.
Alguns livros que são citados não tem tradução para o Brasil, e é nessa hora que eu agradeço a mamãe por ter me colocado num cursinho de inglês bem cedo, e agradecimentos também ao mundo moderno por existir a Amazon (haha) que comporta os livros em tradução para o inglês.

Seria divertido se alguém quisesse se juntar a mim nesse desafio! Se você se interessar, me mande um e-mail ou simplesmente comece a ler, tenho certeza que nossos esforços serão recompensados com leituras maravilhosas!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Já tinha visto o livro de 1001 filmes e 1001 discos, mas o de livros é novidade! Vou comprar dar uma olhada nesse livro, talvez me junte à você no desafio haha

    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, vem mesmo! Não são só clássicos no sentido típico da palavra, tem livros bem recentes nessa edição. Eu folheei ele e tem literatura ali para todos os gostos! hehe
      Bjs

      Excluir
  3. Tenho vontade de comprar este livro. É realmente um livro que te desafia e instiga a ler mais livros (a comprar mais também rS'). Também gosto muito de livros antigos, principalmente de ir no sebo resgatar alguns. Quem sabe na próxima compra eu inclua o 1001.

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um investimento que vale a pena! Eu o comprei antecipando somente as indicações de livros que marcaram alguma época, mas depois que recebi, vi que a edição dele é muito caprichada. Como eu comentei no post é cheia de fotos, curiosidades e afins.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Rafa!
    Também estou fazendo um projeto de leitura dos 1001 livros, comecei há alguns anos já, mas não pretendo fazer resenha de todos (desisti, há tempos, de fazer resenha de tudo que leio, rs) e não estipulei prazos, dou uma preferência aos livros da lista mas vou simplesmente lendo... para mim é um projeto "pra vida", hahahahaha! Legal ter uma companhia no projeto! =)
    Só para o caso de ter curiosidade, mantenho uma lista atualizada no meu blog: http://lumakimura.net/blog/livros/1001-livros-para-ler-antes-de-morrer/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Fui visitar sua lista, invejei sua organização *.*
      Eu já abalei minha fé em resenhar tudo também, mas foram raras as exceções por enquanto hehe
      Vários dessa lista eu morro de vontade de reler já e olha que, nunca contei, mas não devo ter lido nem 100 da lista ainda!
      Força para nós duas! haha

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro