Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 #2 | A Redoma de Vidro - Sylvia Plath

Editora: Globo
Páginas: 221
Estrelas
Skoob
Publicado originalmente em 1963 com o título de The Bell Jar

A vulnerable young girl wins a dream assignment on a big-time New York fashion magazine and finds herself plunged into a nightmare. An autobiographical account of Sylvia Plaths own mental breakdown and suicide attempt, The Bell Jar is more than a confessional novel, it is a comic but painful statement of what happens to a woman's aspirations in a society that refuses to take them seriously... a society that expects electroshock to cure the despair of a sensitive, questioning young artist whose search for identity becomes a terrifying descent toward madness.


Depois de assistir alguns vídeos da Tati Feltrin falando sobre esse livro e ver que é um dos livros citados no 1001 livros para ler antes de morrer, admito, piratiei (mas pretendo comprar a versão física quando encontrar em algum lugar). Aliás, é crueldade com os leitores brasileiros não existir em livraria/sebo nenhum do Brasil edições desse livro.

Esse é um romance semi-autobiográfico de um certo verão na vida da autora quando ela entra em depressão e tenta suicídio. Ele não foi bem aceito na época de publicação, mas hoje é considerado romance "gêmeo" com O Apanhador no Campo de Centeio, até pelas coincidências nas datas de publicação dos dois romances.

Ele é narrado em primeira pessoa e situado no presente, com breves voltas ao passado para explicar alguns pontos da história.

Esther é uma estudante prodígio, daquelas que vem de família não-tão-rica, que tem que agarrar as oportunidades que a vida dá para seguir em frente. Ela faz isso, acaba ganhando inúmeros concursos de escrita. Num deles, ela ganha um mês em Nova York para um estágio numa revista famosa (a autora trabalhou na Seventeen nessa época) com todas as despesas pagas.

É uma vida glamourosa e a personagem se deslumbra com todo aquele brilho e inveja essa maneira de vida. Ela quer ver tudo o que a vida tem para mostrar, explorar todas as opções. Ou pelo menos, ela diz que quer, porém são poucos os momentos em que ela parecesse ter prazer com os eventos que participa. Ela está mais para expectadora do que para participante.

Junto com Doreen, uma de suas colegas, Esther vive esse mês entre bebidas, eventos e homens, sempre lembrando de pitadas do passado. De um antigo namorado que era estudante de medicina e agora está hospitalizado com tuberculose, ou de algumas mulheres que tentaram ajudá-la com sua escrita, mas nunca conseguiram.

A linha entre a sanidade e a loucura fica em algum lugar dentre as histórias desse livro. Seja no estágio em Nova York, ou nas pitadas de passado, ou quando ela volta para casa. É somente quando ela volta para casa que conseguimos entender o que se passa na cabeça dela.

Numa das últimas "cenas" de NY, ela joga pela janela suas roupas. Pensando friamente não é uma atitude normal, porém, no livro, acaba passando desapercebido. Eu fiquei imaginando a beleza da cena que ela estava descrevendo, das cores descendo sobre as luzes da cidade. Porém, quando ela chega em casa, é rejeitada de um programa de escrita e isso é a gota d'água, talvez.

Um aspecto do livro que foi muito interessante foi a posição bastante clara que a protagonista tem sobre relações homem x mulher e que se evidenciam ao longo do livro. Em certa altura, ela está lendo um artigo que sua mãe lhe mandou, falando sobre como uma mulher deve casar virgem porque se a mulher se entregar antes do casamento, o homem perde o interesse, também que a visão de mundo dos homens é diferente das mulheres, assim como seus sentimentos, e somente o casamento pode unir esses mundos. "Uma coisa que esse artigo não me parecia considerar era como uma garota se sentia." - Ela pensou, depois de ler.

A narrativa da autora é bastante lírica, é bonita de ser lida e, grande mérito, não é difícil. Esse livro é acessível ao público. Traz uma temática bastante pertinente, porém é um livro forte.

No pequeno texto que acompanha as recomendações de livros no 1001 livros para ler antes de morrer, é comentado que esse romance é aclamado por causa da sua visão sobre o papel da mulher na sociedade da época.

"Eu vi minha vida estendendo seus galhos em minha frente como a figueira verde da história. Da ponta de cada ramo, como um figo roxo e grande, um maravilhoso futuro acenava e piscava. Um figo era um marido e um lar feliz e filhos, e o outro figo era uma famosa poetisa e outro figo era uma brilhante professora, e outro figo era E Gê, a editora incrível, e outro figo era Europa e África e América do Sul, e outro figo era Constantin e Sócrates e Attila e um pacote de outros amores com nomes esquisitos e profissões incomuns, e outro figo era a campeã da equipe olímpica, e além e acima desses figos haviam muitos outros figos que eu não podia distinguir bem.
Eu me vi sentada na bifurcação dos galhos desta figueira, morrendo de fome, só porque eu não conseguia me decidir de qual figo escolher. Eu queria cada um deles, mas escolher um significaria perder todo o resto, e, enquanto eu estava sentada ali, incapaz de me decidir, os figos começaram a se enrugar e ficarem pretos e, um por um, eles caíram ao chão, aos meus pés."

Você já leu? Pretende ler? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi dizer que vão relançar ele esse ano, se for verdade, vou comprar uma edição para mim. Provavelmente vou querer relê-lo num futuro não-tão-distante!

      Bjs

      Excluir
  2. Hey *-*
    tão chato quando não encontramos o livro nem em sebo né :(
    Eu fico chateada de não encontrar varias edições que procuro a venda.

    Bom eu fiquei curiosa, principalmente por se tratar de um livro semi-autobiográfico.

    Pena que já sei que terei dificuldades para encontrar.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu, particularmente, gosto de comprar livros em sebos. Não tenho preconceitos. E não ter encontrado esse livro de jeito nenhum me deixou muuito irritada haha
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Primeira coisa que tenho que dizer é que adorei esse livro 1001 livros para ler antes de morrer. Quero comprar.

    Parabéns pela resenha, esta ótima. Que pena não ter o livro para comprar né? :(

    Beijos, Equipe CR.
    Visite: Cereja Rocks / Loja Cereja Rocks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Td certo!
      Eu gostei bastante desse livro, esses dias o vi em promoção no Submarino por 25 reais se não me engano. Acho que super vale a pena!
      Obrigada e bjs!

      Excluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu já conhecia a autora, mas nunca li nenhum livro dela.
    Achei a premissa desse livro muito interessante por tratar do papel da mulher na sociedade da época. Vou anotar a dica, pois pretendo ler mais clássicos.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. So vejo comentarios positivos sobre ess livro. Ja to com o ebook dele :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro