Pular para o conteúdo principal

Resenha | História do Mundo em 6 Copos - Tom Standage


Editora: Zahar
Páginas: 256
Estrelas: ✬✬✬
Publicado originalmente em 2005 com o título de A History of the World in 6 Glasses


História do Mundo em 6 Copos - Tom Standage escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações - as bebidas. Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais. Da pré-história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas.

Eu conheci esse livro através de um professor de cursinho pré-vestibular. Era um professor de história, daquele tipo de professor que faz você se apaixonar pela matéria, que faz você se sentir como se estivesse vivenciando aquilo que ele lecionava. Então, em alguma aula, ele falou sobre esse livro, explicou brevemente como era a relação das bebidas com a história do mundo, eu anotei o título no canto da apostila e, quando surgiu a oportunidade, li.

Gosto bastante de história graças a este professor e outros, então, gosto de ler livros desse tipo. Não didáticos, mas que te dão uma visão de algum período ou guerra ou personagem. Então, se você, como eu, é um curioso da história do mundo, mas não tem a paciência para ler um livro didático. Aqui vai minha recomendação.

O autor conta a história do mundo através das bebidas. Desde a água, a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a coca-cola, finalizando com a água novamente. Ele fala um pouquinho sobre a origem da bebida (excetuando a água, por razões óbvias), a época em que ela foi inventada e, principalmente, faz uma implicação da sua importância para a época vivida.

Por exemplo, sobre a cerveja, ele fala que foi originada na Mesopotâmia e Egito, e que foi descoberta por acidente, já que tem uma formulação parecida com o pão. Não foi a primeira bebida alcóolica descoberta, mas foi a primeira a ser produzida em quantidade. Fala também que desde seu início, a cerveja foi uma bebida social, inclusive retratada em pinturas num grande recipiente com canudos e duas pessoas o bebendo. Simboliza a hospitalidade.

"Rápido, me traga uma taça de vinho para eu poder molhar minha mente e dizer algo inteligente." (Aristófanes)
Ele discorre sobre por qual razão era preferência uma bebida como o vinho ou os chás ao invés da água, já que a mesma poderia estar contaminada e propagar doenças. Ele também fala como o chá virou a bebida britânica de escolha, ou da intelectualidade do café.

Aliás, eu adoro café. Um dos meus capítulos preferidos foi sobre a bebida, e me senti super intelectual em aproveitá-la enquanto lia. Desde sua origem, o café sabidamente foi um aliado para o cérebro, e os cafés que se criaram abarcavam grandes pensadores e filósofos, onde a centavos, quem entrasse poderia discutir seja política, seja um novo livro ou uma ideia. Inclusive, destes pensadores, surgiram revoluções importantes para a história.

Tenha em mente, é claro, que o livro foi escrito com um propósito, associar bebidas com a história do mundo, então, é claro que há exageros nas relações que o autor traz. Mesmo assim, gostei muito de ler e adorei as curiosidades que o autor trouxe.


Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

  1. Eu também tive professores assim, que fazem a gente se apaixonar pela matéria, em grande parte devido à paixão com que retratam os assuntos. E acho que vou seguir vc e seu professor porque adorei a ideia desse livro! Confesso que não tenho paciência pra livros muito técnicos, mas adoro aprender sobre história com biografias e outras histórias que nos ensinam sem que pareça um estudo, sabe?! Adorei conhecer seu blog! Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa! Tudo ótimo?

    Eu, que sou um curioso a cerca de tudo, adoro leituras desse tipo. Sempre quis saber mais de História, Física, Química, mas como você bem citou isso se torna mais fácil quando a matéria é tratada como um papo legal. Fiquei com muita vontade de ler esse livro e saber um pouco mais sobre as bebidas. Ou melhor, saber sobre elas, já que conheço realmente pouco. Interessante esse fato sobre a água daquela época não ser da melhor qualidade. Nunca parei pra pensar nisso.
    Toda obra do tipo é bem-vinda à minha estante. Estou lendo sobre a Segunda Guerra, conflito que muito me chama a atenção, num livro neste estilo, chamado Inferno: O Mundo em Guerra 1939-1945. É um tijolo com quase 850 páginas, mas escrito de forma bem linear de acordo com relatos de sobreviventes, cartas e jornais da época. Recomendo!

    Enfim, adorei a resenha!
    Beijos Rafa!

    ResponderExcluir
  3. Eu até gosto de história, mas odeio livros didáticos. Eles explicam até demais, quando se pode falar de uma vez sem colocar um monte de explicações que não importam ou só atrapalham. Algumas coisas em história me interessam muito, e esse livro me interessou. Vou ler assim que possível.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro