Pular para o conteúdo principal

Resenha | Agnes Grey - Anne Brontë


Editora: Martin Claret
Páginas: 288
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado em 1847

Os fãs de literatura inglesa irão se deliciar com mais uma obra-prima parte da coleção das irmãs Brontë: Agnes Grey, de Anne Brontë. Publicado em 1850, o romance ultrapassa a Era Vitoriana com sua temática realista. A obra narra a trajetória de Agnes, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor. Leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs Brontë e pela produção literária inglesa.


Eu estou absolutamente apaixonada pelas novas edições da Martin Claret, quando vi essa belezinha, comprei (uma pena que não encontrei uma imagem melhor dele para ilustrar o post). Queria que todos os meus romances históricos tivessem capas assim.

Já li as irmãs da autora, com O Morro dos Ventos Uivantes e Jane Eyre. E confesso que não conhecia a Anne até ver esta edição. Tendo dito isto, que bom que conheci e li!

Trata-se de um romance no mesmo estilo dos romances da época, e isso se justifica, pois aparentemente as irmãs inventavam histórias enquanto crianças e que vieram a aproveitar depois em seus romances.

Agnes Grey é a filha mais nova de um casal um tanto pobre e por ser a mais nova, não é levada muito a sério. Mesmo sendo pobres, o casal proporcionou às filhas um bom estudo e por isso, na busca de independência, Agnes vai trabalhar como preceptora.

Em seu primeiro emprego, não é muito feliz. Acaba encontrando aquele tipo de criança que faz qualquer pessoa pensar 3x antes de querer procriar. E posteriormente, acaba em uma outra casa, um pouco melhor, mas em que ainda encontra dificuldades.

O romance deste livro é bem incidental, quase que como a cereja do bolo. Acontece como "na vida real", por acaso e sem ser procurado. O tema central do livro, na verdade, é a formação da Agnes como mulher.

Narrado em primeira pessoa, ela promete ao leitor que não o entediará com detalhes chatos e nos narra apenas o essencial para ficarmos chocados com as situações que ela enfrenta e nos compadecermos da sua situação.

Há indícios de que o livro seja um tanto autobiográfico, nunca saberemos até que ponto. Mas Anne também foi criada por um pai pastor e uma mãe que abdicou da aristocracia para viver o amor. Também ficou na sombra de suas irmãs e também precisou buscar sua independência trabalhando como preceptora ou governanta.

Para quem gostou dos livros mais famosos de suas irmãs, com certeza apreciará Agnes Grey também. O livro tem o mesmo clima e dá o mesmo prazer em ser lido.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?