Pular para o conteúdo principal

Resenha | Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos - Ben H. Winters


Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado em 2009.


Nesta obra, as irmãs Dashwood são expulsas do lar em que passaram a infância e enviadas para viver na Ilha Pestilenta, local repleto de criaturas selvagens e segredos obscuros. Enquanto a sensata Elinor se apaixona por Edward Ferrars, sua romântica irmã Marianne é cortejada por dois pretendentes ao mesmo tempo: o vistoso Willoughby e o medonho coronel Brandon, parte homem, parte polvo. Conseguirão as irmãs Dashwood triunfar sobre matriarcas intrometidas e patifes inescrupulosos e encontrar o verdadeiro amor? Ou se tornarão vítimas dos tentáculos que estão sempre a lhes agarrar os calcanhares?

Eu já li e adorei o Orgulho e Preconceito e Zumbis, então, não poderia deixar de ler seu "coirmão". Adianto que gostei muito deste também.

Mas primeiro, vamos esclarecer algumas coisas. Como o próprio título já fala, trata-se de uma adaptação da história original com monstros marinhos. Se você é daqueles que acreditam que é falta de criatividade, é um abuso, que qualquer-outra-coisa, NÃO LEIA! Agora, eu li alguns comentários no skoob a respeito desse livro que são de chorar ou de morrer de rir, a interpretação é livre, seguem:

    "Nossa, como podem acabar com um clássico da literatura, assim. Deu nos nervos. Nem consegui terminar a leitura. Penso que se um autor não tem criatividade própria, pode até se basear no tema principal de uma história, mas jamais maculá-la desta forma. Ridículo."

Ou:

    "Como alguém pode fazer um absurdo desses a uma obra tão boa (como qualquer outra de Jane Austen)? Do mesmo jeito que colocaram zumbis em Orgulho e Preconceito, fizeram esse desastre em Razão e Sensibilidade! Um total absurdo! Horrível, larguei a leitura na metade!"

Sério, tá lá no skoob para quem quiser ler. Por isso, eu quero deixar bem claro: se você compartilha dessas opiniões, NÃO LEIA! É simples assim. O propósito do livro está no título e na capa.

Agora, falando dos méritos do livro. Eu rolei rindo com ele, assim como com Orgulho e Preconceito e Zumbis. Neste livro, é como se houvesse uma revolta dos seres do mar contra os humanos, que os mantém em constante batalha. Então, a história original é bastante alterada para fazer isso acontecer. Ah, e também tem piratas! 

Partindo do original da Jane Austen, somente as linhas gerais se mantém. Os personagens e grandes eventos permanecem, mas de resto, muita coisa foi alterada. Pobre do Coronel Brandon que não bastasse ser velho, viúvo, agora tem tentáculos no rosto (vide a capa).

Uma coisa que mudou bastante, mas que ficou bem legal foi a história que o autor criou para a irmã Dashwood que quase não aparece na história original, a Margaret. Tem alguma coisa estranha acontecendo no novo lar das Dashwood que somente ela nota e lá-vem-treta!

Permanece sendo uma comédia de costumes e também trata das diferenças entre a Marienne e a Elinor. A mãe das irmãs me parece que ganha mais destaque também (confesso que faz um certo tempo que li Razão e Sensibilidade original). Willoughby continua o mesmo, e é o protagonista das cenas mais engraçadas também.

Então, é um ótimo livro de divertimento. Eu tenho comentado que se essas histórias fossem filmes, talvez eu não gostasse - não sou muito de filmes de comédia. Mas como livros são engraçadíssimos e eu vou continuar explorando livros que brincam com os clássicos, já tenho 3 outros engatilhados, só aguardando.

Concluo dizendo que, sim, é uma avacalhação da história original e se você não gosta disso por qualquer motivo, não se dê o trabalho de lê-lo. Mas se você, como eu, adora as adaptações das obras de Jane Austen, leia, é muito divertido!



E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?