Páginas: 280
Estrelas: ✬✬✬
Publicado originalmente em 1979 com o título de Se una notte d'inverno un viaggiatore
Um personagem identificado como Leitor compra o livro "Se um viajante numa noite de inverno". Seu exemplar tem um defeito e por isso ele volta à livraria para trocá-lo. Descobre em seguida que o novo volume nada tem a ver com aquele cuja leitura havia iniciado. A partir daí, envolve-se num verdadeiro labirinto de histórias.
Nem me lembro como entrei em contato com este livro, depois descobri que ele fazia parte do Projeto 1001 Livros para Ler Antes de Morrer. Matei dois coelhos com uma cajadada.
O primeiro capítulo deste livro é simplesmente sensacional. Você começa a ler e a "obedecer" os comandos do livro, de se posicionar confortavelmente, espichar as pernas para cima da mesa, relaxar enquanto aprecia o livro. O livro é escrito em segunda pessoa, o que te torna personagem principal do livro.
O autor te leva pela livraria, enquanto você perpassa pelos best-sellers que vendem a si mesmos praticamente, passando pelas mesas de exposição, com vários títulos que te interessam, mas que na verdade, não foi por eles que você foi a livraria, passa também por aqueles livros que você quer ler, mas tem medo, até finalmente chegar em "Se um viajante numa noite de inverno".
Daí, entramos na saga do Leitor que, por erro da editora ou por ocasião do destino, não consegue terminar o livro. Cada capítulo inicia um novo livro e se aprofunda no mistério dos livros que não terminam.
Confesso que depois do primeiro capítulo, perdi um pouco o interesse no livro. Porque começar um livro novo a cada capítulo sem chegar à sua conclusão é frustrante. Nestes momentos, acabei lendo de forma dinâmica, para chegar na história que, sim, teria conclusão, do mistério do Leitor.
É o livro mais diferente que eu já li, sem sombra de dúvidas, pelo menos até agora, nesta altura da vida. Vale muito a pena ler antes de morrer, como a indicação. Nem que seja só pelo primeiro capítulo, que é fenomenal e compensa qualquer decadência posterior.
E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.
Comentários
Postar um comentário