Pular para o conteúdo principal

Resenha | Os Instrumentos Mortais (parte 1)

Eu já contei por aqui que aproveitei as férias e a coleção de livros da mãe para ler a série Os Instrumentos Mortais. Em especial, eu quis ler a série agora para acompanhar a série do Netflix sem medo de spoilers.

Resolvi dividir a série em duas partes, porque a meu ver, são duas trilogias combinadas em uma série. É aquela já velha história, era pra ser trilogia, foi estendida em 6 livros porque fez sucesso. A primeira parte, que vou comentar hoje, introduz o mundo - que é deveras interessante - e os personagens principais. Pretendo falar dos três primeiros livros como um todo, sem dar spoilers, ok?

Então, essa primeira trilogia é composta por Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro. A personagem principal é a Clary, uma menina comum que mora no Brooklyn com a mãe e convive um pouco demais com seu melhor amigo Simon.

Uma bela noite, eles vão a uma boate e Clary presencia o que ela imagina ser um assassinato. Só que, adivinha? Não era bem um assassinato, era Jace matando um demônio. Assim, ela é introduzida ao mundo dos Caçadores de Sombras.

Os Caçadores de Sombras que Clary conhece, Jace, Isabelle e Alec, apresentam as possibilidades desse novo mundo para Clary. Só que acontece outro pequeno problema, sua mãe é sequestrada por um cara chamado Valentim e aí a história desenrola.

Eu acho que essa série tem um incrível poder de entretenimento, entretanto, tem alguns defeitos graves. Embora o livro seja cheio de "reviravoltas", elas são apenas reviravoltas entre aspas, porque fica bastante claro o que a autora quer fazer no momento em que ela introduz um personagem, uma fala ou uma situação.

A única surpresa que tive lendo o primeiro livro se desenvolve no final do livro e, sinceramente, desde então ficou claro que era uma "mentira" inventada pela autora para dar emoção e são várias e várias páginas até ela se desmentir...

Um outro ponto é que os personagens são fracos. Clary é ao mesmo tempo destemida e mocinha de romances de banca. Jace é o bonitão com grandes sofrimentos no passado. Isabelle é a "super-girl" por causa  de traumas do passado, Alec se envolve com uma pessoa que os pais detestam. Ah, e tem o Simon, meu personagem menos preferido de toda a série, incluindo os vilões - um carinha que abdica de toda a vida e personalidade pela melhor amiga (Jacob 2).

Para concluir, acho que a história dos Caçadores de Sombras é ótima, adorei o mundo e os seus detalhes. Porém, sem surpresa nenhuma e com personagens bastante fracos. Eu gostei de ter lido, porque me diverti bastante e fazia tempo que não lia uma série longa um livro seguido do outro, mas reconheço as falhas da série.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários! Siga o blog!
Instagram | Skoob | Twitter | Youtube



Comentários

  1. EEEEE!! Demorei, mas cheguei! Adorei sua resenha!! Mesmo sendo mega fã da série, os pontos que você levantou são muito verdade, principalmente a questão da "mentira", sempre foi uma das coisas que mais me irritou nos livros da Cassandra, apesar de adorar a escrita dela!
    Acho que tem jeitos muito melhores de impedir um casal de ficar junto! hahaha

    Ahhh que pena que você não gostou do Simon! Adoro ele! Sim, é irritante a questão de "foda-se minha vida porque te amo", mas ele melhora, vai?? hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro