Pular para o conteúdo principal

Resenha | Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Editora: Galera Record
Páginas: 192
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2014.

Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...



 Essa é a resenha do segundo livro que li para a II Maratona Literária #EuSouDoideira. O primeiro foi Wicked, que já está postado com seus devidos comentários.

Depois do cansaço que levei com o livro do Gregory Maguire, quis pegar um livro que fosse rapidinho de ler, prazeroso, gostosinho e bem leve. Não me decepcionei. Princesa Adormecida me entregou tudo isso.

A Áurea/Rose vive no Brasil com os tios e é superprotegida, sem poder curtir a vida como uma adolescente normal. Ela sempre acreditou que toda essa proteção era porque seus pais tinham morrido quando ela era pequena e, logo, seus tios ficaram temerosos com sua vida. Porém, ela descobre que não é bem isso e que, na verdade, ela é a princesa de Liechtenstein, um reino europeu.

Achei que a Paula Pimenta fez uma adaptação bem fiel com a história original, da Bela Adormecida. Ao mesmo tempo em que manteve vários aspectos intocados, deu uma modernizada legal na história.

Não espere uma grande história de amor e intrigas, acredito que a proposta seja de um livro divertido e leve para entreter seu público alvo e nisso ele entrega com maestria. É aquele tipo de livro que você já começa sabendo o final, que tem várias coisas mirabolantes, mas que te emociona, te faz rir, te diverte.

Eu não me apaixonaria pelo príncipe dessa história. Isso foi uma decepção, confesso. Mas acho que a Áurea/Rose é uma adolescente bem típica, dá para criar uma empatia legal. Seus tios são bem clichês também, mas eu achei impossível não gostar deles; são como as fadas madrinhas da menina.

Li essa história em uma sentada sem grandes desafios. A narrativa é intercalada com reportagens e outros "anexos" como o convite do casamento dos pais e coisinhas assim, super fofo. E é contada da perspectiva da protagonista.

Como é exigência da Maratona, resta selecionar uma música. Eu escolhi uma trilha sonora para embalar o amor dos personagens. Lá vai:


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Princesa Adormecida realmente é uma leitura leve e gostosa, mas que não passa disso. Muita gente leu com as expectativas altas e acabaram decepcionando. Eu adorei a história e gostei muito da protagonista. Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, concordo ctg! Ele deve ser lido pelo que é, divertimento! Sem muitas expectativas, só vontade de rir mesmo hehe

      Beijos!

      Excluir
  2. Que bom que você fez a resenha, Rafa! Vi algumas resenhas negativas sobre o livro e fiquei meio em dúvida se valia a pena ler, apesar de adorar a escrita da Paula!! Talvez eu pegue algum dia qd precisar de um livro mais leve, igual vc comentou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Quando vc quiser rir bastante, ler aquele tipo de livro que passa o tempo sem muita profundidade, ele é perfeito!!

      Beijão

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.