Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 #7 | O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Guia do Mochileiro das Galáxias #1
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 1979 com o título de The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Sempre torci o nariz quando ouvia esse título, O Guia do Mochileiro das Galáxias. E quando ganhei o livro dos 1001 Livros para Ler Antes de Morrer me surpreendi em encontrar essa coleção listada lá. Como assim, uma série com esse título ser tão importante assim? Numa promoção do Submarino, resolvi comprar os cinco livros da série e só agora fui encarar o desafio.

Iniciei a leitura esperando um tédio ou qualquer coisa parecida. Só para, mais uma vez, eu ser confrontada com a assertiva de que não se pode ter preconceito com livros! Adorei o primeiro livro da série e estou ansiosa por continuar lendo.

O livro inicia no dia em que a Terra será destruída. Arthur Dent, humano e sem saber sobre a destruição iminente, está tentando impedir que sua casa seja demolida para a abertura de uma rua em seu lugar. Logo, Ford Prefect, alienígena e mochileiro das galáxias, nervoso, chega por lá e o arrasta para um bar bradando que o mundo vai acabar. Ambos pegam carona num dirigível que passa pela Terra e vão desbravar a galáxia.

Confesso, essa síntese da história não foi o suficiente para me convencer de sua qualidade. Até porque também torço o nariz para ficção científica (estou trabalhando nisso já). O que me surpreendeu foi o humor e a crítica presentes na história.

O livro é bastante introdutório, então, espero que nos próximos o universo seja melhor explorado. Nesse inicinho, vamos conhecendo um pouco de como o universo funciona. Como a hierarquia intergaláctica e seus diferentes povos.

Um dos lugares que eles visitam é um planeta responsável por construir planetas. Sua população está adormecida, pois, a galáxia passa por tempos de crise e como seus planetas são itens de luxo, estão esperando a crise passar para voltarem a produzir.

Existem elementos nerds também. Como um computador super-inteligente que está configurado para descobrir a Grande Questão da Vida, do Universo e Tudo Mais. Nem vou comentar sobre sua resposta e consequências, pois seria spoiler, mas é aí que para mim tudo começou a se encaixar na história. Aos poucos, as coisas vão se encontrando.

O robô mal humorado Marvin é muito engraçado. Nesse livro, robôs tem características humanóides e esse robozinho lembra muito nós mesmos em dias que tudo dá errado, meio maníaco depressivo e reclamão! Impossível não rir. Aliás, o humor desse livro não é de dar risadas em voz altas (embora por vezes seja), é mais aquele tipo de riso que você levanta o canto da boca de uma maneira irônica.

Em síntese, se você, como eu tem um pé atrás com essa série. Dê uma chance! São só 160 páginas, que passam voando. Humorado, nerd e bastante atual. 

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro