Pular para o conteúdo principal

Resenha | Mentirosos - E. Lockhart


Editora: Seguinte
Páginas: 272
Estrelas: ✬✬
Publicado originalmente em 2014 com o título de We Were Liars


Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Esse vai ser um daqueles posts com opinião impopular. Eu li esse livro quando ele estava no alto do hype e acabei me decepcionando bastante.

Esse é o problema de livros que são super-populares, não? Eu fui ler esperando ter minha mente distorcida por uma reviravolta fantástica e mirabolante. E, ok, eu fui surpreendida, mas a surpresa não anulou o fato de que eu não criei empatia com nenhum dos personagens (exceto os cachorros, mas isso não tem nada a ver com a habilidade de escrita da autora).

Como diz a sinopse, o livro trata de Cadence, com quem aconteceu um mistério no seu "verão dos 15 anos" que ela esqueceu e agora, aos 17 anos, ela volta para esta ilha e tenta lembrar o que foi que aconteceu.

Tirando a parte da revelação do que aconteceu, eu diria que o livro é mediano. Eu li, mas não me envolvi, as páginas só passavam. Se eu não quisesse saber o que iria acontecer, provavelmente teria deixado para ler depois ou até não ler mesmo. Agora o final, sim. Ele é digno de aplausos e elogios, eu não imaginei o que iria acontecer - e como não estava envolvida com o livro, nem tentei adivinhar.

Tanto os Mentirosos, quanto seus pais e as picuinhas de família foram mal explorados, na minha opinião. Se eu tivesse que selecionar um personagem preferido, seria o avô, patriarca da família, que não goza de uma boa reputação entre os personagens do livro, mas foi o único que me pareceu crível nesse meio que a autora propôs de riqueza e opulência.

É como eu disse, essa minha opinião não é compartilhada pela ampla maioria dos leitores. Eu acho que desde que o livro saiu, vi uma pessoa que também não gostou muito. De resto, só pessoas apaixonadas. Então, se houver uma curiosidade, eu diria para ler. Mas se não gostar, não diga que eu não avisei.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.