Pular para o conteúdo principal

Resenha | Primo Basílio - Eça de Queirós


Editora: BestBolso
Páginas: 490
Estrelas: ✬✬✬
Publicado originalmente em 1878.


Primeiro grande êxito literário de Eça de Queirós, este romance é marcado por uma análise minuciosa da sociedade de seu tempo. O autor usou da ironia, da linguagem coloquial e direta e, principalmente, do olhar atento sobre o cotidiano para revelar a intimidade da vida burguesa. Luísa é casada com Jorge e leva uma vidinha tão segura quanto entediada. O sonho, o romantismo e o desejo são despertados pela chegada do primo Basílio a Lisboa. Ao optar pelo adultério como tema central, a intenção do autor era provocar a discussão. Eça é o grande mestre do romance português moderno e certamente o mais popular entre os escritores do século XIX em Portugal e no Brasil.

Li este livro por recomendação da minha mãe. Não lembro exatamente o contexto que foi a indicação, mas li e não gostei tanto assim.

Ouvi falar que é plágio de Madame Bovary, mas como não li este, não posso comparar. Mas as histórias são similares, afinal, trata-se de uma protagonista que em meio a sua vida pacata acaba "caindo em tentação" e vive uma aventura com seu primo Basílio.

O mais engraçado é perceber que a reação das pessoas é a mesma de hoje em dia, mesmo o livro tendo sido escrito em 1878. Há um núcleo de personagens que acabam se metendo na situação, um comparsa do marido que defende a honra da moça, mas que também acha indecentes as visitas recorrentes de Basílio, Juliana, a empregada que tenta extorquir Luísa por causa de umas cartas roubadas, ou um oportunista que explora a situação também de uma maneira deplorável.

Também, acompanhamos o definhamento de Luísa com a culpa. Antes uma boa esposa, que gostava de receber visitas, depois uma mulher que não consegue sair da cama, se esvaindo aos poucos.

Acho que o meu maior problema com o livro foi que li numa edição no kindle que era escrita em português de Portugal. Então, se em português arcaico já é difícil, imagina português de Portugal arcaico. Acho que perdi muita coisa em gírias.

É um daqueles livros que requerem um pouco mais do leitor. Não é uma leitura rápida, entretanto, é um ótimo retrato da época e, além disso, um ótimo reflexo da sociedade atual para com a temática de adultério.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?