Pular para o conteúdo principal

Resenha | Édipo Rei e Antígona - Sófocles

Editora: Martin Claret
Páginas: 143
Estrelas: ✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em (aproximadamente) 427 a.C.

Sófocles foi um dos maiores poetas dramáticos da Grécia antiga. Édipo Rei (c. 430) narra a tragédia do homem que, perseguido pelo destino traçado pelos deuses, mata o pai e casa-se com a própria mãe. Antígona (c. 442) é a tragédia da boa filha que morreu por obedecer aos mandamentos divinos em contraposição à vontade despótica de um tirano.



A minha edição traz essas duas histórias que fazem parte da "trilogia" do Édipo, falta só Édipo em Colono para completar. É questionável a escolha dessas duas obras na edição, pois a faltante se passa entre Édipo Rei e Antígona, pelo que pude perceber. De qualquer forma, ainda pretendo ler Édipo em Colono, pois adorei essas duas peças.

Eu não sou muito fã de peças, que assim como contos, sempre me passaram a impressão de estar faltando alguma coisa. Não aconteceu com essas duas. Adorei a leitura, adorei a história, mesmo sabendo do final.

Édipo Rei conta a história que já conhecemos, do filho que mata o pai e casa-se com a mãe. A peça começa com o rei Édipo atendendo ao povo que está passando por uma crise, sem colheitas, sem filhos e de mar arredio. Numa consulta ao oráculo, são informados de que essa é uma maldição dos deuses pela falta de investigação da morte do rei anterior, que foi morto num conflito na estrada. Então começa-se a investigação e bom, é trágico.

Já Antígona se passa depois de tudo isso. Antígona é filha de Édipo e Jocasta. Os dois irmãos, também filhos do casal incestuoso, entram em guerra pelo reinado. Enquanto um deles é enterrado com todas as pompas próprias da época, o outro é jogado na vala comum dos condenados, não é enterrado e segundo a crença, sua alma não poderia descansar. Antígona se volta contra as "leis dos homens" e enterra seu irmão, sendo então, condenada a morte.

Eu pensei que seria uma leitura difícil, mas não foi tanto assim. Acabei bastante envolvida e senti pelos personagens. As situações são desesperadoras, e, a escrita mais densa soa como um canto de lamentos. Consegui visualizar as cenas e fiquei com muita vontade de vê-las representadas no palco. Os gregos, com certeza, sabiam escrever tragédias.

O mais difícil da leitura é a atenção que ela requer. Eu fiz questão de ler em um dia em que estava com vontade de ler alguma coisa mais desafiadora. Fiz uma imagem mental dos cenários e dos personagens. Requer um pouco mais de exercício mental do que o livro comum. 

Por faltar o "pensamento" dos personagens, me peguei tentando interpretar além do que é dito no livro. Por exemplo, Jocasta, em certo ponto de Édipo Rei me fez indagar se ela sabia que Édipo era seu filho, ela opôs muitas objeções à investigação e por algumas falas, achei que ela sabia. Também, custei a entender qual foi o motivo da guerra dos dois irmãos em Antígona. Mas isso só são marcas da minha predileção por romances, facilmente ignoráveis frente à beleza das peças.

Ambas obras são conhecidíssimas hoje. Édipo Rei pela inspiração que deu a Freud na criação da sua teoria da psicanálise. E Antígona é uma obra que discutimos no Direito, como marco da separação entre lei dos homens e leis divinas; direito natural x direito positivo. Recomendo, se houver interesse, um programa que acompanho quase desde que entrei na faculdade: Direito & Literatura. Há um programa no qual é discutida essa peça de Sófocles - aqui.

E para dar um gostinho:
"O povo fala. Por mais que os tiranos sejam afeitos a um povo mudo, o povo sempre fala. Fala sussurrando, amedrontado, à meia luz, mas fala." (Antígona, Sófocles)

Você gosta de peças? Costuma ler clássicos antigos? Já leu estas duas histórias? Deixe sua opinião nos comentários! 

Compre na Amazon a Trilogia Tebana: A Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona  

Comentários

  1. Édipo Rei eu encenei uma vez, na escola, além dos estudos de psicanálise... Adoro mitologia Grega, mas fora pros trabalhos escolares nunca li =/
    Fiquei com vontade de ler...

    Beijooos

    subexplicado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal! Na minha escolha, a gente não fazia muito esses projetos, lembro só de uma peça que fizemos, com bruxas e princesas (mas não lembro nem qual era a história hehe)
      Aproveita a vontade e leia! Quando a gente tem boa vontade os livros "obrigatórios" ficam muito muito mais legais hehe

      Beijão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro