Pular para o conteúdo principal

Resenha | A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

Editora: Novo Conceito
Páginas: 192
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2014.

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Essa é a história da família V. Vinícius Becker, renomado escritor, traduzido para não sei quantas línguas, autor de inúmeras histórias e titular de um extremo sucesso se vê sem chão com a morte da mulher, morte precoce causada pela leucemia.

Em certo ponto da história, ele encontra um vídeo feito pela filha mais velha, Valentina, e sua esposa, Viviana, no hospital dias antes de morrer onde ela elenca os seus principais desejos. Dentre eles, era ter a família V reunida mais uma vez. Só que Vinícius não estava presente enquanto ela morria. Tudo muda a partir dai.

A história é triste. Eu li, em e-book, nos momentos de ócio no estágio e fazendo esteira na academia e por diversas vezes quase caíram lágrimas durante a leitura - se eu fosse um pouco mais sensível, diria para não lê-lo em público!

Valentina e Vida, suas filhas, não o conhecem e a mais velha tem um forte ressentimento por ele ter deixado a esposa para morrer nas suas mãos e não ficou presente para enfrentar a doença. Ele precisa reconquistar o amor das filhas, seu lugar como pai, ao mesmo tempo em que se corrói de remorso por ter se afastado da família e o luto pela esposa.

Valentina é um adolescente irritante. Ela tem seus motivos para ser revoltada, mas, nossa, é birrenta - haha! Vida tem quatro anos e meio, logo, não entende por que o pai e a irmã brigam tanto, nem entende a morte da mãe, ela traz um aspecto gracinha para o livro. 

O livro tem de tudo um pouco, pois traz aspectos do passado, tanto passado do casal, quanto passado do Vinícius mesmo, quando ele decidiu se tornar escritor. Seus pais tentavam fazê-lo escolher uma profissão "séria", voltada para as ciências, a engenharia e não "essa bobagem" de literatura.

Tá aí um livro nacional muito bom. Gostei bastante da história, gostei das emoções que ela me trouxe. Se não gostei de todos os personagens, pelo menos senti seus sentimentos e entendi suas razões. É um livro triste e bonito.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Não sabia que era um livro triste.,
    Vejo bastante resenha oositiva desse livro mas confesso que ainda não me chamou tanta atenção assim a ponto de ficar louca por ele,.
    Mas quem sabe ne..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro