Pular para o conteúdo principal

Resenha | Relato Inspirado por Orelhas - Paula Febbe

Publicado de maneira independente.
Páginas: 116
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado em 2010.

"Orelhas não falam. Uma resposta seja ela bem ou mal educada nunca virá de orelha alguma, não importa o que ela ouça."


Esse foi o segundo livro da autora que eu li, mas é o primeiro publicado por ela. Você pode encontrar a resenha de Mãos Secas com Apenas Duas Folhas aqui.

O livro é pequeno em extensão, mas grande em conteúdo. A protagonista nos leva numa conversa sobre sua vida e as pessoas presentes nela.

A história é toda entrecortada e não segue um ritmo "normal", por vezes, parece que falta uma história anterior para que entendamos realmente o que está acontecendo ali. Mas isso não é defeito, pelo contrário, é o formato escolhido pela autora de relato, diário, em que a personagem nos mostra as coisas da sua própria perspectiva.

Através de capítulos curtos, misturando prosa e poesia, a autora é uma das únicas (para não dizer a única) que me fez lacrimejar com uma cena de violência. Quando estava lendo, estava imersa naquela história e envolvida com o que acontecia, apesar da estranheza do formato.

É do tipo de livro que tem que mergulhar. Tire um sábado e leia o livro todo, seguido, sem parar. Ainda assim, eu fiquei com a sensação de - o que eu perdi? Que foi isso? Precisando de uma releitura, porque como você tem que ler através do texto, talvez numa segunda leitura retire coisas diferentes da primeira.

Eu fiquei cheia de dúvidas com o término do livro, assim como tinha ficado com o primeiro que li. Ambos me trouxeram sensações de nojo, piedade, de admiração. Ambos os livros brincaram com as minhas emoções, me estapearam, me envolveram. Super recomendo a leitura!

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro