Pular para o conteúdo principal

Resenha | Quem é você, Alasca? - John Green

Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2005 com o título de Looking for Alaska

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Esse é o segundo livro do John Green que eu li e o segundo que eu me apaixonei. Já li A Culpa é das Estrelas, você pode ler a resenha aqui.

É engraçado, eu fiquei com vontade de ler este livro lendo uma resenha negativa dele, da Mel Ferraz, do Literature-se. Ela, como sempre, explica direitinho o porquê gostou ou não gostou de alguma coisa e as características que ela não gostou foram as que me chamaram atenção. Como a problemática Alasca, que ela descreve como a pior personagem que ela já entrou em contato haha

E não deu outra, adorei o livro, me envolvi emocionalmente, me vi nos personagens, nas suas dúvidas e reações. Vamos por partes, a la Descartes (ou Jack, o Estripador).

Miles (ou Gordo, apelido dado pela magreza extrema dele) está começando a faculdade e passando pelos momentos característicos desse período, tentando encontrar amigos e a si mesmo. Seu colega de quarto, o Coronel começa a mostrar o lado bom de ser universitário para ele, levando-o para o seu grupo de amigos, festas, álcool e afins.

Eu adoro essa característica do John Green, sem medo de mostrar que adolescentes fazem festa, fazem sexo, falam palavrão e, o principal, mantém diálogos interessantes. Acho os diálogos do autor sensacionais, são conversas que eu teria com os meus amigos.

A Alasca. Não vou dizer que amei ela, afinal ela conseguia ser uma chata e sabia disso, seus amigos sabiam disso, era fato público e notório. Mas, talvez, até por isso, ache ela fascinante. Não é aquele clichê de garota diferente que desabrocha aos olhos dos pretendentes. Ela é ela, é chata, mas também é legal. É complexa, passou por bons bocados mesmo sendo jovem. E até suas loucuras são justificadas.

Li em duas sentadas, porque queria saber para onde a contagem regressiva estava nos levando e depois, quando a contagem inverteu, queria saber como a história se concluiria. Juntando a curiosidade, com a escrita excelente, com os personagens complexos e engraçados... amei!

O livro trata de temas pesados, como é de se esperar. Foi uma leitura bem extenuante para mim, porque me envolvi emocionalmente. Recomendadíssimo para quem quer ter seu coração partido. Ele é levemente autobiográfico, não sei até que ponto e foi o primeiro livro escrito pelo autor.

E você? Já leu esse livro? Ou algum outro livro do John Green? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Faço filinha de adoradora junto com você, Rafa! Também adorei o livro!! Quero ler os outros, mas não fiquei com a mesma animação, sabe? Principalmente o de "Katherines" haha, o povo não tem falado muito bem!

    Mas vi uma menina com um Cidades de Papel de capa amarela no metrô e me deu uma super vontade de ler porque a capa era mega bonita! hauahuahuah #fútil

    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capas bonitas são importantes!! haha
      Dá mais prazer ler um livro com capa e edição bonita, né? hahaha
      Eu também não estou muito ansiosa pelo livro das Katherines, mas já estou com Cidades de Papel e Will & Will esperando para leitura hehe

      Bjs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?