Pular para o conteúdo principal

Mini-Opinião | Matinta, o Bruxo - Paulo Cesar Pinheiro


Editora: Leya
Páginas: 112
Estrelas: ✬✬✬
Publicado em 2011.


'Matinta, o Bruxo', é fruto do acasalamento de duas canções da música popular brasileira - 'Sagarana' e 'Matitaperê'. Após encontrar a esposa com outro homem, João comete um crime. Matinta é o pássaro bruxo cujo canto místico oferece amparo e orientação até o fim ao personagem.

Eu ganhei este livro num sorteio, gostei do título e da sinopse, misturar duas músicas de MPB e literatura, achei fantástico. Mais, pensei que um livro de 112 páginas seria rápido de ler, gostosinho.

Entretanto, eu não entendi quase nada deste livro. Ele tem uma linguagem regional (eu acho, pode ser inventada também) o que dificultou. Aos poucos, eu entendi a linha geral da história e até fiquei chocada com algumas cenas de violência. A título de curiosidade, o protagonista comete um crime e foge, até que ele o alcança.

Isso é minha opinião pessoal, claro, mas quando a linguagem do livro é de difícil entendimento, me prejudica muito na leitura. Admito, me dá uma certa preguiça. 


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.