Pular para o conteúdo principal

Resenha | O Teorema Katherine - John Green


Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Estrelas: ✬✬✬✬

Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Eu admiro muito o John Green como pessoa, acompanho quase todos os canais que ele e o Hank patrocinam/financiam. Gostei muito de A Culpa é das Estrelas e de Quem é você, Alasca?, já Cidades de Papel foi decepcionante.

Minhas expectativas para O Teorema Katherine estavam lá embaixo, já li muita gente afirmando que esse era o pior livro dele. Poréééém, eu gostei bastante! Esse deve ser o segredo para fazer boas leituras, não esperar nada do livro.

A trama em si não me chama muito a atenção, um cara viciado em Katherines (e não Catherine, não Catarina, só Katherines, com K e Th) não me parece um personagem que eu possa me identificar. Só que é plenamente possível se identificar com a personalidade dele à parte dessa obsessão. 

Colin "foi diagnosticado" como prodígio, começou a falar quando ainda era um bebê de colo, era o melhor da sala, nerd e super inteligente, brinca com anagramas, sabe coisas bem obscuras sobre praticamente tudo. E por causa desse "diagnóstico", ele leva uma vida frustrada, afinal, ele já tem 17 anos e não realizou nada na vida. Ele sabe, afinal ele é um nerd, que prodígios geralmente atingem o seu pico nessa idade e cita exemplos de grandes personalidades e seus feitos com essa idade.

Sinceramente, eu me identifico com essa frustração com a vida, com esse achar que é possível fazer mais e não ter certeza realmente de que está preenchendo todo seu potencial. Eu não sou um prodígio, mas expectativas frustradas, principalmente as próprias, é uma realidade constante.

Quando a 19ª Katherine termina o relacionamento, ele e seu melhor amigo vão numa roadtrip sem destino certo e acabam passando o verão realizando um trabalho de entrevistas numa pequena cidadezinha americana. Lá, tanto Colin, quanto o amigo, vão explorar seus medos e expectativas.

Então, sim, eu discordo de quem disse que esse é o pior livro do John Green, pra mim esse título vai para Cidades de Papel. E aí que vem a beleza de ler livros, ninguém nunca lê o mesmo livro, tudo que lemos atravessa o filtro da nossa percepção, que é constituído pelas nossas experiências passadas e presentes. Então, pra mim, esse livro foi uma ótima reflexão sobre os meus próprios medos, para outra pessoa, pode ser que ele seja só a história chata de um garoto obcecado por Katherines. Fascinante, não?



Siga o blog!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?