Pular para o conteúdo principal

Resenha | Silo - Hugh Howey


Silo #1
Editora: Intrínseca
Páginas: 512
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado originalmente em 2012 com o título de Wool 

O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade?Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.
Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.
Um crime cuja punição é simples e mortal.Elas são levadas para o lado de fora.Juliette é uma dessas pessoas.E talvez seja a última.

Esse é daqueles livros que você nota que o autor se dedicou para escrever. Não sei se se classifica como distopia ou pós-apocalíptico, talvez seja os dois. Só sei que me conquistou e estou louca para os próximos livros.

Na primeira parte do livro, conhecemos a parte de cima do Silo, a prefeita, o xerife e o delegado. Na verdade, somos jogados na perspectiva de Holston, o xerife, e já de cara conhecemos um pouco do Silo, algumas conspirações e logo depois, sua morte.

Com a morte do xerife, vamos conhecer Juliette, sua substituta, que antes trabalhava nos últimos andares do Silo, na mecânica.

A história é complexa demais para eu ter pretensão de explicar em breves palavras. Mas o fascinante é que parece que o autor pegou um conta-gotas e foi largando pinguinhos de conhecimento para o leitor à medida que as páginas avançam. Logo a estranheza do início do livro, vira curiosidade para o que vem em seguida e o leitor se sente dentro da história.

Além de lindamente escrito, excelentíssimamente dosado, o autor soube quando introduzir, também, as razões do livro. Em seguida temos a história do livro, que acompanha a Juliette, mas também temos as teorias de conspiração que cercam a história principal da série, em si.

O Silo é descrito como uma espécie de prédio, porém subterrâneo. Com mais de 100 andares, as pessoas - é claro - se dividem em classes e tipos de trabalho. Ah, e não tem elevador, então, nós sofremos junto com os personagens cada vez que eles se locomovem no livro.

Quando alguém comete um crime é condenado à limpeza, que basicamente é sair do silo e limpar as lentes do lado de fora. Só que, claro, o ar é tóxico. Ou seja, são condenados à morte. Aliás, é assim que o xerife morre, ao pedir para ir embora. Ninguém pode expressar vontade de sair do Silo.

É difícil escolher o que contar e o que não contar. O livro é recheado, a história vai se complicando aos poucos e acontecem coisas inimagináveis. É daqueles que te faz sofrer junto com os personagens. Eu adorei!

Isso dito, qual não foi minha surpresa ao ler a sinopse do segundo livro da trilogia, Ordem, e descobrir que não, não vamos ter sequência da história até o terceiro livro! Ordem vai voltar no tempo e contar porque as coisas estão como estão. Eu acho que vai ser super interessante, é claro, mas eu queria muito saber o que acontece na sequência imediata de Silo! Enfim, um pouco frustrante, mas que vai servir para me deixar mais ansiosa pelo terceiro livro.

E você? Já leu?
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Série | The Mentalist

Olá, tudo certo por aí?                 Essa semana vou fazer diferente, com o fim de uma das minhas séries favoritas, decidi fazer um apanhado geral sobre suas temporadas. Então, vamos lá embarcar nas trapaças de Patrick Jane e sua busca por vingança em The Mentalist. Mas antes, como sempre é de costume, ficha técnica: Título Original:  The Mentalist Produtores: Bruno Heller, Chris Long Emissora:  CBS Elenco:  Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti, Owain Yeoman e mais... Gênero:  Drama, Mistério, Suspense, Policial. Duração:  43 minutos (Cada episódio) Enredo:  Patrick Jane é famoso por sua habilidade de alta percepção de tudo que está ao seu redor. Ele já quase foi uma celebridade, alegando ser médium, mas agora admite que fingia ter poderes paranormais. Com sua grande habilidade de observação, Patrick trabalha como consultor independente par...

Filme | Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança

Olá tudo certo por ai? Como no ultimo dia 4 de maio era o “Dia de Star Wars”, eu não poderia deixar passar essa data em branco (mas deixei). Enfim, eu já havia programado na minha cabeça que o filme do domingo passado seria Os Vingadores, por isso só trago agora mais uma (des)análise minha, e dessa vez, Star Wars – Uma Nova Esperança. Bora para a ficha técnica?