Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 #10 | Pippi Longstocking - Astrid Lindgren

Editora: Oxford University Press
Páginas: 144
Estrelas: ✬✬✬
Skoob

Publicado originalmente em 1945 com o título de Pippi Långstrump

Píppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas - bem esquisitas - e sua comida - biscoitos, panquecas e sanduíches. Destemida e sapeca, lembra a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua e demonstra grande confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões a correr e enfrenta um touro a unha. Nada convencional, causa espanto e confusão por onde passa, seja na escola, no circo ou na casa de seus vizinhos. É, enfim, uma menina que realiza sonhos de liberdade e aventura. Absolutamente encantadora.

Meu primeiro contato com a personagem foi através da série Gilmore Girls, onde mãe e filha assistiam com uma certa frequência ao filme baseado neste livro. Posteriormente, descobri que ele está dentro dos 1001 livros para ler antes de morrer e me joguei na leitura.

Bom, antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que se trata de um livro infantil. Pippi é personagem de uma série, que inicia com este primeiro livro.

Ela é órfã, mora sozinha num vilarejo. Neste primeiro livro, conhecemos a rotina dela, com uma culinária interessante e maneiras bem divertidas de limpar a casa. Ela, também, conhece as crianças vizinhas e eles começam a ser amigos.

Dessa amizade, algumas situações surgem. E nelas, Pippi se mostra bem peculiar na sua personalidade. Ela é esperta e linguaruda, inteligente e inventiva. Salva os mais fracos e desafia os adultos.

Não posso dizer que é um livro infantil para todas as idades, mas eu adoraria lê-lo para alguma criança. Acredito que Pippi é um bom exemplo para crianças e suas aventuras são divertidas. Eu recomendaria para ler em voz alta para uma criança pequena.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.