Pular para o conteúdo principal

Resenha | Cinder - Marissa Meyer


Crônicas Lunares #1
Editora: Rocco
Páginas: 448
Estrelas: ✬✬✬✬
Publicado originalmente em 2012 com o título de Cinder


Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série As Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.




Não é segredo para ninguém que eu adoro contos de fadas e suas releituras. Não poderia deixar de conferir essa série, que anda muito bem falada e recentemente teve seu último volume publicado.

Cinder é uma releitura de Cinderela, porém, que se passa no futuro. Cinder é uma ciborgue, o que não é uma boa coisa, por sinal. Ciborgues são pessoas que tem partes do seu corpo substituída por robôs, Cinder tem uma boa parte do corpo coberta por metal, inclusive seu pé.

Nesse cenário, Cinder foi acolhida por uma família, porém, seu "padrasto" acaba morrendo logo em seguida com uma doença que assola a população, altamente contagiosa. Por isso, ela vive à mercê de sua madrasta e irmãs-emprestadas. Ela sustenta a casa como mecânica.


Num belo dia, quem se não o próprio príncipe chega na sua loja para perguntar se ela não conseguiria consertar um robô defeituoso. Cinder é famosa por entender tudo de mecânica.

Os dois acabam se tornando amigos e ele a convida para o baile real. Ah, baile esse que contará com a presença da rainha da lua, que é intragável!

A série é recheada de elementos que não caberiam nos propósitos desse texto. Porém, é um mundo muito interessante, dividido em reinados e, aliás, a história se passa no que dá a entender ser o antigo Oriente (não sei se China ou Japão ou Coréia, não sei mesmo). Existem relações diplomáticas com o povo da lua, cujos habitantes tem o poder de hipnotizar as pessoas para fazê-las dóceis.

Eu gostei muito desse primeiro livro, e ao ler a sinopse do segundo, descobri que as histórias não são isoladas. Cada livro tem como protagonista uma princesa, porém, elas se relacionam. Então, não vejo a hora de encontrar a Cinder no próximo livro.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro