Pular para o conteúdo principal

Resenha | Animais Fantásticos & Onde Habitam - J. K. Rowling

Editora: Rocco
Páginas: 64
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2001 com o título de Fantastic Beasts and Where to Find Them

A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros... O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo; seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas.
Estas breves descrições são apenas uma amostra do que o leitor pode encontrar em Animais fantásticos & onde habitam , de J. K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Newt Scamander, e com prefácio do sábio Alvo Dumbledore. Ao livro, adotado pelos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e considerado uma obra-prima, atribui-se a responsabilidade pelo bons resultados dos alunos nos exames de Trato das Criaturas Mágicas. E a obra não é recomendada só para estudantes. "Nenhuma casa bruxa está completa se não possuir um exemplar." Trata-se de um guia com mais de 80 espécies de animais e seus respectivos hábitos, costumes e origem.
Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais... já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza.


Completei meus spin-offs de Harry Potter com Animais Fantásticos & Onde Habitam. Já tem resenha de Os Contos de Beedle, o Bardo e Quadribol Através dos Séculos.

Dos três livros, esse foi meu menos preferido. Mas serve para dar um gostinho a mais e para fãs, é claro, é leitura obrigatória.

Todas as adoráveis criaturas são descritas em ordem alfabética, contando sobre sua aparência, um pouco de sua origem, onde elas vivem, coisinhas assim. O mais legal é o nível atribuído pelo Ministério da Magia para avaliar a periculosidade de cada espécie.

Também tem a parte "teórica" de como foi feita a classificação dos animais, até de "povos" que teoricamente não seriam animais, mas preferem ser incluídos nessa categoria. Além de alguns rabiscos de Harry, Rony e Hermione.

Estou curiosa para ver como eles vão fazer filme desses livros spin-off, porque tirando Os Contos de Beedle, o Bardo, eles não tem uma história. Eles são textbooks usados em Hogwarts. Imagino que eles devam criar um enredo em cima dos animais e dos times de quadribol. Ansiosa.

Esses tempos li uma resenha que falava que é uma pena que esse livro não trouxe ilustrações e detalhes assim. Tenho que concordar, plenamente! Imagina esse livro com todos ou "os destaques" ilustrados? Babaria!

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.




Comentários

  1. Ainda não li, nem conhecia, pra ser sincera, talvez porque eu não "engulo" Harry Potter, sorry vida hahahah

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Nossa, eu li esse livro tem MUITO tempo, eu nem lembro de nada dele hahaha. E concordo, o livro não tem história, minha curiosidade para saber como será o desenrolar do filme, está enorme!

    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaela sou fã irrevogável de HP e comecei a ler os spin-offs há pouco, espero gostar tanto quanto vc e estou ansiosa demais para ver como eles não transformar isso em filme

    http://www.feedyourhead.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa! Tudo ótimo?

    Ótima resenha, curtinha e esclarecedora.Também tenho curiosidade em ler estes spin-offs de HP. Eu pensei que Animais Fantásticos e Onde Habitam tivesse as ilustrações! Uma pena mesmo não ter. Mas acho que após o filme eles publicarão uma edição mais caprichada. Quer apostar? rS'
    Eu li algo sobre a adaptação e acho que ela vai ter como protagonista um jovem aventureiro (esqueci o nome dele) do Ministério da Mágia, que sai pelo mundo para catalogar as espécies. Será interessante rever esse universo novamente.
    Numa próxima promoção eu tento adquiri os três livros.

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,
    Tbm estou bem curioso para ver o q vai ser do filme baseado no livro. Aliás, fiquei bem surpreso quando anunciaram o filme, pq o livro n tem estória mesmo.
    Realmente, ilustrações fariam a diferença. Acho que daria ainda mais a cara de textbook.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Papillon - Henri Charrière

Editora: Bertrand Páginas: 728 Estrelas: ✬✬✬✬ Skoob Publicado originalmente em 1969 com o título de Papillon

Charriere, condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu, foi um dos poucos que conseguiram fugir da Ilha do Diabo, presídio localizado na floresta impenetrável da Guiana Francesa, onde os presos pagavam por seus crimes sofrendo degradações e brutalidades. No livro, ele relata como foi acusado, fala de seu martírio ao longo dos anos de confinamento, além da corrupção entre os guardas e como planejou sua fuga cinematográfica. Quando publicado na França, “Papillon” foi alvo de grande controvérsia. Nunca se soube ao certo se os acontecimentos narrados de fato ocorreram com o autor, como ele alega – o que faria do livro um romance autobiográfico –, ou se a trama é fruto de sua fértil imaginação. “Papillon” é um dos relatos mais impressionantes e realistas de toda a literatura, um feito incrível de engenhosidade humana, força de vontade e perseverança. A história de um …

Top 5 | Livros Apaixonantes

Amanhã é dia dos namorados, por isso, sugiro leituras apaixonantes, que aquecem o coração, seja por seus personagens marcantes ou pelo romance do livro. São livros que li recentemente e que saltaram à mente quando pensei nesse tema.

Resenha | Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison

Editora: Rocco
Páginas: 320
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 2010 com o título de I Was Jane Austen's Best Friend

Chega ao Brasil o livro: "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen" da autora Cora Harrison. A história tem o objetivo de introduzir os mais jovens ao empolgante mundo dos livros de Jane Austen. O livro traz uma combinação entre fatos históricos e ficção, apresentando a relação entre as adolescentes Jane Austen e sua prima Jenny Cooper.